quinta-feira, abril 27, 2006

Equação religiosa

Abrantes Mendes tem dado grande importância à questão da honra na sua campanha. E essa campanha pretende salvar o SCP de «mais do mesmo». Eduardo Catroga, um membro do Conselho Leonino que faz parte da comissão de honra do juiz, resolveu dar um tiro no pé da candidatura que apoia. Em entrevista a O Jogo, diz o seguinte:

Com amigos destes, o staff de Abrantes Mendes está já a fazer contas à vida:
Se Soares Franco precisa de dois terços para levar a sua avante, de quantas avé-marias precisará Abrantes Mendes para conseguir o milagre da presidência?

Hum...



Olha-se para a tabela de probabilidades atribuídas pela empresa que dá o nome ao nosso campeonato aos jogos da 33.ª jornada (a mesma que serve para o BnR Bet), e há uma partida que nos deixa com a pulga atrás da orelha: o incontestado virtual campeão nacional, uma máquina de jogar à bola, recebe o penúltimo classificado. No jogo da consagração perante os seus adeptos, a Betandwin convida os seus apostadores a apostar na apetitosa odd de 1,90 pela vitória da equipa da casa, ou seja, quase que dobra o dinheiro que um apostador decidir investir nessa "fava contada".
Relembro: o virtual campeão, na festa da consagração, recebe o penúltimo classificado, um adversário que estatisticamente nunca fez grande mossa no reduto azul e branco. Por oposição, uma vitória do fraco oponente vale apenas 3,25. Estranho, muito estranho.
Mais estranho se torna se compararmos estas com as probabilidades da ronda anterior, quando o mesmo FC Porto jogava contra o último classificado, mas fora. A vitória portista valia apenas 1,25, contra os 10,0 do triunfo da equipa da casa.
A pergunta que se impõe é: «Que raio sabem eles que nós não sabemos?»

BnR Bet (and win): Boletim da 33.ª Jornada



  • Estão abertas as hostilidades referentes à penúltima jornada do mais emocionante blogame de que temos conhecimento (isto não é basófia, não conhecemos mesmo mais nenhum com estas características).
  • Os candidatos ao título têm oportunidade de, em vez de 50 euros, ganhar 100 euros, bastando para isso que façam entrar em campo a sua febra. É à Mantorras: entrar nos minutos finais e facturar. Não compensa?
  • Como já toda a gente deve saber, esta última fase da prova é só para clientes habituais. Os outros tocarão na chincha na próxima época.
  • Se puderem, não desperdicem a oportunidade de tentar o apuramento para a Briga dos Campeões da próxima época, prova com modelo decalcado da Liga dos Campeões, com 32 equipas distribuídas por 8 grupos, com jogos a duas mãos em sistema de pontos, pá... igual à Champions mesmo. Só falta arranjarmos uma maneira de aplicar o adjectivo «milionária» a essa competição, mas estamos a trabalhar nisso.
  • Posto isto, posta a tua aposta!

quarta-feira, abril 26, 2006

Sá Pinto é um símbolo, sim...

... mas de indisciplina

Já vais tarde, arruaceiro.

Deixemos o futebol por um instante















aqui e aqui

Tabela Classificativa BnR Bet (and win) – Jornada 32

Image Hosted by ImageShack.us


  • Emoção ao rubro no BnR Bet! Faltam duas jornadas, e tudo pode ainda acontecer. Os corredores aproximam-se da curva que antecede a recta da meta, e todos tentam posicionar-se da melhor forma para o sprint final. Houve várias quedas.

  • O facto mais saliente desta jornada terá sido o trambolhão de um dos favoritos à vitória. Mata&Esfola escorregou no piso molhado da Naval, esfolou completamente as aspirações ao título e terá inclusivamente matado a esperança de um lugar na Briga dos Campeões. Meio ponto é tudo o que resta a quem na jornada passada tinha cinco centenas deles. A síndrome de Mamede (ou o estigma do quase) abateu este adepto leonino. Não há nada a fazer, é congénito daquelas cores.

  • Outra coisa congénita foi a que sucedeu a quem goza com os lagartos. O Visconde Era Gay não teve de fazer muito para se rir a bom rir com o tambolhão do rival das riscas verdes. Eles dão tiros no pé sozinhos. Qual Sousa Franco (outro gozador de lagartos), o Visconde recusou todos os debates com a concorrência e é agora o principal favorito à vitória. Talvez não seja má ideia ir pensando em arranjar uma febra para dobrar o prémio final: 50 euros sabem a pouco quando se pode ganhar 100.

  • Luiaac teve pouca sorte. Por um minuto, o seu excelente palpite de 80 pontos no empate de Guimarães (brilhantemente demonstrado como previsível pelo 4×4×2) não pôde catapultá-lo como um mais sério candidato ao título. Ainda assim, conseguiu a vice-liderança, e, com duas jornadas pela frente, o 1.º lugar é tudo menos impossível.

  • Houve pulos fantásticos da negatividade para bons lugares de acesso à Briga dos Campeões. Foi o que aconteceu a João Tiago, Camarao e João Barros/Nuno Pinto, por exemplo. Muitos parabéns.

  • Pela negativa, para além de Mata&Esfola, também Vitormangasferreira, que já gozou de algum protagonismo nesta prova, se afundou irremediavelmente, desbaratando inclusivamente a presença na BC. Uma pena. Uma pena também o que aconteceu a Zeist B Skool, que ainda não domina o regulamento e apostou em 2 jogos. Felizmente para ele, o palpite não pôde ser considerado, pois as duas cajadadas não acertariam num único coelho.
    Pior sorte tiveram HK, Peru Queque, Xaringado, O Heterónimo do Urra e Costa Pereira 1, que abandonam a prova sem honra nem glória. Obrigado pela vossa participação, contamos com vocês para o ano.

  • Faltam duas jornadas, e muita água vai correr debaixo das pontes. Vai haver quem tentará o tudo ou nada. Em caso de «nada», sobrarão migalhas para quem não estava à espera. Por exemplo, neste momento, 9 pontos dão acesso à prova milionária.
    Há muita gente ali perto dos 9 pontos a quem os 10 pontos extra de um simples febrónus catapultariam a uma participação na edição de estreia da fabulosa Briga dos Campeões. Depois têm tempo para se arrepender, não têm é muito tempo para conseguir a febra.

  • Façam favor de verificar as continhas, que são vocês o garante da transparência desta prova. Para o ano, contamos ter o sistema completamente automatizado, mas até lá temos de contar pelos dedos.

terça-feira, abril 25, 2006

Até quando?



Genial produção (reparem no casamento fantástico entre as imagens e o som), perfeita para o dia de hoje. Os créditos são das Produções SRB, que não sabemos quem são, mas a quem tiramos o chapéu.
O mais intrigante disto tudo é ver a lagartada nos comentários deste blog a zombar de quem se indigna com esta vergonha.

Um presidente à altura

Ah, leão!


Para que não haja mal-entendidos, não estou a fazer campanha contra Soares Franco. Na verdade, quero mais é que o Sporting se foda, e qualquer candidato me dá garantias disso. Soares Franco até parece ser o que demorará menos tempo a cumprir esse desígnio, já que tem experiência e tudo, mas gozar com lagartos é mais forte do que eu. Este, então, é ainda mais divertido que Dias da Cunha e Dias Ferreira juntos.

Agora vem defender que o rosto visível do Apito Dourado é «um clube de referência» com quem interessa «unir esforços para que a Liga fique em boas mãos».
Quem se lembra de ter ouvido este leão de peito cheio, há uns tempos, a cuspir cobras e dragões do presidente portista não pode deixar de sorrir com esta nova pose de calças na mão. Nota-se que Soares Franco é um homem de palavra... desconcertante.

Apesar de me divertir ver o grande Sporting a ajoelhar-se perante o Papa (e se ajoelha, vai ter de rezar), não posso deixar de me preocupar com mais esta aliança, ainda para mais agora que sabemos que a justiça é realmente cega e não quer ver o que toda a gente sabe que se passa.
Está na hora de tocar a reunir, cerrar fileiras, contar espingardas, endurecer a luta. Está na hora de nos transformarmos nos filhos-da-puta cantados por esta corja filha de pai incógnito.
Pela minha parte, já comecei a minha luta com as parcas armas que tenho. Aguardo apenas um comunicado do meu estado-maior para me alistar e participar em acções de maior impacto.
Às armas! Contra os cabrões, marchar, marchar!

Coroado

Quem leu o livro do Coroado não pode estranhar duas coisas (entre muitas outras):

- Oferta de serviços sexuais (não consumados, diz ele) não é corrupção;
- Oferta de caixas de vinho é corrupção (Excepto se for a sua aguardente preferida);

Se ninguém processa este gajo, porque motivo o jacinto e o Papa teriam que ser processados?
E se foi má arbitragem no jogo (Porto-E. Amadora) que motivou o processo, porque motivo não sucedeu (pelo menos averiguações) o mesmo no slb-E.Amadora? ou Slb-Sporting? ou Rio Ave-Slb? ou Belenenses-Slb? ou Estoril-Slb? ou Slb-estoril? Haveremos de lá chegar....

Doutrina



Passou a ser lei. Podemos dizer:' PdC vai pró cxxx!' Não podemos dizer: 'Slb, Slb, fxx...Slb!'

Legislador? A bolha vermelha! Quem havia de ser?

Robert tem Art(e)!

O homem até pode andar por aqui a gozar com os colegas de equipa (e se não anda, parece). Até pode não jogar a ponta (e se joga, não transparece). Pode, por absurdo, querer fazer mais e não o deixarem (o que nem me aquece). Mas que às 4 da matina de ontem dançava acompanhado da mulher, no bar mais in de Lisboa - Art -, lá isso dançava... e com os dois pés, o que até me deixou incrédulo!
PS - como é óbvio, não dou parabéns a quem não os merece. Quando vi aquele penalti não marcado em Barcelos, percebi, logo, o que isto ia dar... Gostei, no entanto, do ar embevecido do Mano mais velho enquanto os mininos entoavam o glorioso cântico. Devia estar a pensar, já, no amigalhaço do MP, que considera que fruta por fruta, já ele tem a puta! É que, como diz o meu tio, o grande problema destas merdas é o filho da dita sair, sempre, ao pai...

A evolução dos cravas


Aqui há uns anos, um sujeito que tentou forjar uma aliança que acabasse com o maior clube português proferiu uma frase que vem a propósito neste dia: «Faz falta um 25 de Abril no futebol português» (e não se referia ao estádio onde o FCP se sagrou campeão no sábado passado).

A serem verdade as notícias que dizem que o processo Apito Dourado vai redundar em Arquivo Dourado, não é de um 25 de Abril que o futebol português precisa, é de uma Hiroxima. Isto só lá vai com uma bomba apitómica.

O crime que fez do FC Porto o recordista de títulos na Europa nos últimos 25 anos compensou.
Não há quinhentinhos, nem viagens ao Brasil, nem fruta ou chocolate que abalem o sistema.
O Apito Dourado, sim, abalou, com os arguidos a serem impedidos de fazer o que costumam fazer, com os corrompidos a assustarem-se com as habituais colaborações. Curiosamente, nesse ano, o título foi discutido pelos grandes de Lisboa. Mas foi sol de pouca dura. Alguém tratou de mudar alguma coisa para que tudo ficasse na mesma.

Em vez de uma revolução dos cravos, o Apito Dourado mais não fez do que patrocinar uma evolução dos cravas (aqueles que cravam títulos). Só numa república de bananas como nós é que um nabo como Adriaanse poderia perder a virgindade no que a títulos diz respeito, e logo com uma dobradinha.

E esta notícia do Arquivo Dourado, precisamente neste dia, explica muito bem as recentes palavras de Vieira, aquelas que diziam que não faz sentido continuar ao serviço do futebol se não houver uma limpeza. As escutas não servem de nada, alguns corruptos passivos são apanhados sem que os activos se chamusquem, o requinte da coisa não só dá para beneficiar um clube como para prejudicar os rivais... é de facto muito difícil trabalhar nestas condições.

Estou com Vieira. Se não se aproveita esta vergonha para dar um murro na mesa, para reformular o futebol português, para resolver de uma vez por todas a questão da arbitragem, com um sistema que pelo menos dê a ideia de alguma transparência, os cravas bem podem deixar de contar com as minhas moedinhas. Jornais desportivos? Nunca mais compro nenhum! Bilhetes para a bola? Nunca mais sento o cu num estádio! No mês que vem, segue uma cartinha para a TV Cabo a cancelar a assinatura da Sport TV, explicando o porquê e tudo. Vão cravar o caralho!

Ou muda alguma coisa, ou mudo-me eu. Não estou a exortar ninguém para que faça como eu, embora esteja convencido de que um boicote generalizado ao futebol forçaria uma revolução, ou uma reforma pelo menos. Estou só a dizer que, neste estado de coisas, comigo e com o meu rico dinheirinho não contam mais. Repito: vão cravar o caralho!

Onde é que me inscrevo?

segunda-feira, abril 24, 2006

Só sabemos que nada sabes

Pois, talvez seja porque estás no clube há pouco tempo e ainda não conheces bem os jogadores. Quando isso acontecer, vamos todos ver que vais aprender a fazer substituições, que também ainda não sabes, vais conseguir motivar o teu plantel, que também ainda não sabes, vais aproveitar os deslizes dos adversários para os ultrapassares na tabela classificativa, que também ainda não sabes, vais desmantelar autocarros, que é um obstáculo táctico que te faz uma confusão do caraças, vais dar uma alegria aos adeptos do teu clube, que parece que só agradas aos outros, vais explicar-nos por que motivo achas que deves cumprir o segundo ano de contrato, que é uma ideia que ninguém parece compreender. A sério, mereces todo o benefício da dúvida, porque nós também não sabemos o que é que andas aqui a fazer.

domingo, abril 23, 2006

Uma vergonha


Uma vergonha Paulo Bento, uma vergonha, esta equipa está uma merda e não joga um cú à bola.

Independentemente da arbitragem estar encomendada e da roubalheira que foi, não há desculpa para não se marcar um golo há 3 jogos.

Tu, o Freitas e o Pipinho, armem a tenda e dêm lugar a quem comece a preparar a próxima época em condições, com ou sem Liga dos Campeões, é irrelevante, porque ir para lá a jogar assim só se for mesmo para fazer figuras tristes.

Mais invenções, agora com o Romagnoli que não jogava há séculos, e sabendo de antemão que os da Figueira vinham com três centrais, jogar só com um ponta de lança foi brilhante, melhor ainda foi a substituição de Carlos Martins... Vai acabar o curso e depois conversamos...

Não há pachorra...

FUTSAL- SPORTING-9-BENFICA-5




Esta é nossa, grande jogo, parabéns também ao adversário, mas hoje não deu mesmo hipótese.





PARABÉNS SPORTING,O TROFÉU QUE NOS FALTAVA!

Pelo sim, pelo não...



... é melhor avisarem o Douala de que já não tem qualquer hipótese de chegar ao título.

CAMPEÃO!

sábado, abril 22, 2006

O erro de Dias da Cunha

Dias da Cunha podia ter aparecido mil vezes com o cachecol do Porto ao pescoço. Podia ter vendido dez campeonatos ao Porto. Mas não podia ter almoçado com Vieira a fim de renovar o futebol português.
Isso apagou as garantias com que defendeu o Sporting, o nome que honra e o clube que ama. O próximo já sabe: eles não perdoam a nossa grandeza, nem se sentam a mesas do povo.
Sai daqui uma saudação ao vosso ex-Presidente, fazendo minhas as suas palavras:"Luís Filipe Vieira é correcto, é leal e está a jogar este jogo com o Sporting com honestidade indiscutível!" Alguém quer saber quando foram proferidas?

Sócios? Esses energúmenos com a mania que mandam...

Soares Franco tem «plano B» para viabilizar venda do património

"Soares Franco revelou os contornos de nova proposta para se avançar para a alienação de património não desportivo. O candidato, se for eleito, vai propor em Assembleia Geral (AG) que os sportinguistas deleguem no Conselho Leonino (CL) a autorização para a venda do património. Soares Franco precisaria apenas de uma maioria simples (50 mais 1) em AG e depois, no CL, voltaria a ser necessário maioria qualificada: «O prejuízo consolidado do clube e da SAD no final do ano vai ser de 3,5 milhões. Se alienarmos património, além da verba que temos a receber da MDCI, podemos amortizar a dívida em cerca de 90 milhões de euros. Como a taxa de juro é de 6 por cento, 9 dos 90 milhões vezes 6, dá uma poupança de 5,4 milhões por ano. Essa verba é mais do que os 3,5 milhões de prejuízo. E como neste valor também estão incluídas as modalidades, que terão de ser equilibradas, é natural que o Sporting passe a ter, na época que vem, exploração, no seu consolidado, positiva. Mas para isso temos de vender património»" IN A BOLA 22/06/2006

Ou seja, sua cambada de minoria de arruaceiros que tenta defender o clube com unhas e dentes, é irrelevante que me tenham derrotado na assembleia geral, apesar de todas as pressões e condicionantes sobre vós colocadas, porque eu e o BES VAMOS MESMO VENDER ESTA MERDA TODA, e quem manda aqui somos nós. É ainda irrelevante que os terrenos vendidos à MDCI fossem vendidos a 100 € o m2, quando valiam 190€, porque um dos nossos administradores não ganhava o suficiente com o que chulava no clube e tinha um lugar excelente à sua espera na referida empresa depois de extirpar esses terrenos que ao clube falta nenhuma faziam, mas a nós deram um grande jeito. Se calhar pensam que andamos aqui para servir esta instituição centenária, a malta tem é que ganhar o "nosso" o resto é conversa. Ainda não leram um dos nossos a dizer por aí à boca larga que eu ganho a bem ou a mal? Se não acreditavam, tomem lá...

Subscreva obrigações BES





* Este post é uma dramatização ficcionada de uma história que nos foi contada (na caixa de comentários de um post mais abaixo) pelo grande Leão Desdentado, lagarto de serviço do excelente Bandeirinha, blog com o qual o BnR B tem muitas afinidades e cuja leitura recomenda a quem aprecia o pior do nosso futebol contado pelo melhor da nossa blogosfera.

sexta-feira, abril 21, 2006

Cow Parade


O Benfica tem uma vaca seleccionada para a Cow Parade. O BnR B sabe que o Sporting, que tem no clube encarnado uma referência, também tentou participar na iniciativa, mas o seu projecto, que pretendia uma vaca tão grande como as maiores da Europa (e que aqui mostramos em exclusivo, precisamente ao lado de uma das maiores vacas da Europa), não foi aprovado por míseros 2% dos votos dos juízes. Quanto à vaca do FCP, soubemos que Carolina Salgado (que até tem sido malhada em força, como se estivesse a ser preparada para a competição) alegou não estar em condições de aceitar o convite.

N. B. – Que me desculpe a rapaziada do Sporting que só hoje nos visita atraída pelos posts do Pitons, mas este blog não é lagarto (nem deixa de o ser).

Quermesse em marcha para evitar venda do património


Não se pode bem falar em «amor à camisola», pois esta até será um dos artigos à venda, mas lá que é enternecedor, é.
PS – Eu só li as gordas, posso não ter percebido bem o artigo em questão.

quinta-feira, abril 20, 2006

Opca, BES e Pipinho

Este é provavelmente o post que merecerá aquele novo logo que o Boloposte criou a dizer BnRB Jornalismo de Investigação.


Aqui se vai expor a promiscuidade entre o BES e a Opca, empresa de que Filipe Soares Franco é presidente. Aqui se vai pretender mostrar o porquê de Pipinho ter sido "obrigado" a recandidatar-se, acompanhem porque isto é melhor que o "Polvo":



Relações OPCA-BES:

Em 2004 a maior obra que lhe foi adjudicada foi a remodelação de 44 balcões do banco (podem confirmar isto no respectivo relatório e contas, pág. 25). Podem também confirmar, pelos documentos dos anos anteriores, que este processo de remodelações já vem pelo menos desde 2002.

Não é só o BES que é um cliente importante da OPCA, também esta é cliente do banco, mantendo com ele uma relação de dependência no que a financiamentos diz respeito. Sobre isto não tenho documentos, apenas o que vou apanhando em notícias de jornais e num ou outro comentário dos "mentideros".

E há mais ainda. Para além desta relação em que um é cliente do outro, a OPCA e o BES são parceiros num consórcio (que integra também a Mota/Engil) que concorre às parcerias público privadas para a construção de novos hospitais (http://www.opca.pt/gca/index.php?id=146).

E agora o pior. Tudo indica que o próprio BES possui, directa ou indirectamente, uma importantíssima posição accionista na OPCA. Reparem nisto:

- Informação institucional (ainda que me pareça um bocado antiga) segundo a qual três grupos financeiros (entre eles o BES) controlam 98% da OPCA (http://www.portugaloffer.com/opca/index.html);

- Catálogo da OPCA referindo que em 99 um grupo de accionistas individuais adquiriu o controlo da empresa com o apoio do BES (http://www.opca.pt/fotos/gca/1089219892catalogo_70_anos_opca.pdf, pág. 5);

- Contas de 99 da Espírito Santo Participações Financeiras, SGPS, segundo as quais a sua filial Multiger, SA detém 19% da OPCA (http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/fsd0532.pdf, pág. 7);

- Inventário de títulos e participações financeiras da Espírito Santo Financial, SGPS (integrante do relatório e contas de 2004), do qual constam 452.000 acções da OPCA, representando cerca de 9% do capital da empresa (http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/PC6015.pdf, pág. 20 do apêndice 2; por curiosidade, na página anterior podem confirmar que o BES é accionista do benfica).





Conclusão, os tentáculos do polvo estendem-se até onde quisermos desenterrar,
não se trata apenas de a OPCA ter no BES um cliente de peso, de depender dele para se financiar, ou de o ter como parceiro em obras públicas de alta envergadura. Trata-se de o BES ser um accionista de referência da empresa, com poder para influir na sua gestão e, no limite, para correr com o Pipinho de lá para fora.

Neste sentido, efectivamente o gajo é pouco mais que um funcionário do banco. Que liberdade pode ter um homem destes ao serviço do Sporting? Que independência terá, quando- inevitavelmente- chegar a hora de, em nome dos interesses do Clube, afrontar os bancos e dar um murro na mesa?
E isto já para não falar na questão do Judas, o ex-sindicalista que era escriturário da OPCA antes de ir para a Câmara de Cascais, e depois, já com o FSF ao leme da empresa, regressou direitinho para o conselho de administração. Entretanto, foi constituído arguido por causa de uma embrulhada com uns terrenos cedidos ao Estoril-Praia do nosso Pipinho. Tem uma credibilidade enorme, este homem...



Para terminar, algo sobre o qual não conseguimos reunir dados concretos, mas que parece ter acontecido, é inegável:

Ao passar pelos documentos da OPCA, verifica-se que (surpresa) foi esta que construiu o edifício do Visconde e as acessibilidades circundantes.
Pergunto-me se o preço destas obras terá sido inteiramente financiado pela banca ou se, pelo contrário, o Sporting terá ficado a dever algum à OPCA, e esta urgência na venda possa ter algo a ver com a necessidade de o próprio Pipinho receber o que o Sporting deve à empresa. Como disse, é só uma suposição, vou tentar pesquisar alguma coisa, mesmo sem saber bem onde.

Por aqui me fico, como sempre lançando o repto, VOTA PIPINHO!




* Investigação e pesquisa por FLL, compilação de Pitons D´Alumínio, exclusivo BnRB



Continuando...



Nestes alguns meses já que eu e outros companheiros levamos a tentar encontrar o fio à meada daquilo em que se tornou o actual SCP, há uma situação que salta por demasiado à vista, refiro-me à extrema protecção dada pelos Media em geral a FSF e ao resto da oligarquia.
Se cidadãos anónimos como nós, através de simples consultas e "farejando" um pouco aqui e ali, conseguimos desenterrar podres a velocidade vertiginosa, que andam os ditos jornalistas deste país a fazer? Se a campanha descarada que o jornal O Jogo faz tem toda a lógica, pois os irmãos Oliveira já têm prometida boa fatia na futura alienação de mais capital da SAD (atenção que eu não sou contra esta medida, de tudo o que pipinho quer alienar, parece-me de facto a única coerente porque o clube não precisa de ter os tais 78% em sua posse.), já os outros jornais e televisões parecem à priori não ter razão para não denunciar certas coisas.

Dito isto, fomos procurar quais os grupos de comunicação social em que os bancos interessados em manter esta direcção do SCP tinham interesse.

Primeiro que tudo, três ressalvas:

1) A fonte praticamente única para obter informações deste tipo é a CMVM; as sociedades cotadas em bolsa são obrigadas a divulgar os detentores de participações qualificadas, pelo que nos relatórios anuais temos a identificação dos principais accionistas; isto significa que para os grupos não cotados em bolsa não há informação disponível, o que deixa de fora títulos como DN e JN (que integram a Controlinveste de Joaquim Oliveira), O Jogo (da Sportinveste, também de Joaquim Oliveira) ou A Bola (da Vicra).

2) A informação existente na CMVM pode estar desactualizada, uma vez que nem todas as sociedades apresentaram ainda as contas de 2005.


3) É bem sabido (e, tristemente, aí está o Sporting a demonstrá-lo) que a forma mais eficaz de controlo de um banco sobre determinada sociedade não é propriamente a titularidade accionista, mas antes o financiamento; saber que tipo de responsabilidades os grupos de comunicação têm perante que bancos, ainda que estes não sejam accionistas, é algo muito dificil de perceber com a informação disponível, e, para compreender certos alinhamentos da comunicação social, seria porventura mais importante que conhecer as participações.

Dito isto, ainda assim uma pesquisa de dez minutos dá resultados interessantes.

Dos grandes grupos de comunicação presentes em bolsa (se me escapou algum digam), só a Impresa (SIC e Expresso, entre outros) não é participada por um dos bancos em causa.

Na Cofina (Record e CM, entre outros), o BCP detém uma participação de 2,35%.

Na Media Capital (TVI, entre outros), é o BES que directa e indirectamente possui uma posição global de 2,84%.

Na PT Multimedia (SportTv), o BES tem uma participação global de 8,27%; por sua vez, na PT (que controla a PT-M), o mesmo BES detém 9,2% das acções.

PS- Apesar das limitações de informação institucional que referi em 1), é público que a compra da Lusomundo pelo grupo de Joaquim Oliveira terá sido financiada pelo... BES. Rolling Eyes


Não admira pois que os únicos sítios onde se encontre contestação a sério seja na Sic-Noticias, através de Rui Santos e curiosamente no Semanário, um jornal desalinhado e cuja expressão é pequena para fazer mossa, no entanto gostaria de deixar aqui o link para um artigo saído nesse semanário no passado dia 13 e que põe completamente a nú todas as intenções de BES e BCP no processo.

Quem quiser ler na integra basta "clickar", aqui limitarei a minha transcrição às passagens mais importantes do imbróglio;

"
Filipe Soares Franco não surpreendeu e apresentou-se como candidato à presidência do Sporting, sendo o possível vencedor das eleições marcadas para 28 de Abril. E caso isso não sucedesse, o risco do crédito bancário concedido ao clube leonino obrigaria os bancos a constituir reservas sobre a totalidade dos financiamentos, já que não é credível para nenhum auditor que a banca possa executar o Estádio José Alvalade.
Neste contexto, Ricardo Salgado está empenhado em conseguir, ainda antes do fim do ano, a transferência do património imobiliário do Sporting para um fundo que pague ao BES as dívidas, sob pena de ser obrigado a constituir reservas no valor de cerca de 150 milhões de euros, ou seja mais de metade dos lucros anuais do seu banco. Ora isto implicava uma queda de 50% no valor das acções do BES e provavelmente o despedimento da sua administração."

..."
É, por isso, tão vital para a banca portuguesa que a administração do emblema dos leões, tal como acontece no Benfica, seja controlada pelos credores. Até porque nenhum banco cairia na situação de executar o Sporting pois isso implicaria de imediato a constituição das reservas e o assumir dos prejuízos..."

..."A solução existe, portanto, e o nome de Soares Franco, um "homem de mão" do BES, é bem visto para montar a solução que não tem que passar directamente pela alienação definitiva dos imóveis sportinguistas.
De qualquer modo, Soares Franco avança dizendo pretender continuar com a alienação dos imóveis, reservando para o clube as mais valias do projecto imobiliário. Como? Com a engenharia financeira de uma venda imediata com a recompra acordada para daqui a dez anos, por preço certo, predefinido, que basicamente incluiria apenas o preço actual e os juros dos dez anos. Deste modo o Sporting não tinha que avançar já para a alienação do estádio, feito para o Euro 2004, com reduzidos fundos do Estado, e por outro lado não se via sem as mais valias imobiliárias do projecto desenvolvido por José Roquette. Uma solução equilibrada, que "safava" agora os bancos em dificuldades e simultaneamente obrigaria o BES e o BCP a manter os fluxos de tesouraria para Alvalade.

No próximo post, Pipinho e o Bes, não percam porque nós também não...

P.S- A quem não é do SCP desculpem lá a seca, sei que este tipo de assunto não é o estilo deste blog, mas eu já vou no ponto de não retorno.


* Investigação e pesquisa por FLL, compilação de Pitons D´Alumínio, exclusivo BnRB

Mendes

«Mereço ir ao Mundial», Tonel.

Meu caro Tonel, não te iludas! A famigerada independência do scolari só é aplicada ao Baía...e não a ti! Quase que aposto que o escolhido será um cliente do mendes....um tal de rr.

BnR Bet (and win): Boletim da 32.ª Jornada


  • Estão abertas as hostilidades referentes à 32.ª jornada da épica corrida à nota de 50 euros que o BnR B oferece aos seus leitores. Neste momento já só nos falta arrumar cerca de 850 carros, mais coisa, menos coisa. Não vai ser preciso vender património para honrar tal compromisso.
  • Como é sabido, esta fase da competição está vedada a novos participantes, pelo que se agradece que quem não figura na tabela não atrapalhe o duende que faz os cálculos.
  • Para além da luta pelo título, há 32 vagas para a Briga dos Campeões da próxima época.
  • Não se esqueçam de que oferecemos 10 pontos extra a quem utilizar o febrónus. O febrónus é o bónus que damos a quem nos enviar uma febra. Uma febra é uma imagem onde um desnudo par de mamas empunha um papelinho com o nome do nosso blog. Além disso, se o campeão for alguém que nos tiver enviado um febrónus, o prémio final passa de 50 para 100 euros. E os concorrentes com febrónus têm vantagem nos desempates.
  • Posto isto, posta a tua aposta!

quarta-feira, abril 19, 2006

Porra! Este gajo não aprende!

“Almocei com Filipe Vieira porque ficámos amigos e gostamos de falar de futebol. Falámos sobre as ideias-força do manifesto e sobre o nosso desejo de colocá-lo em prática. (...)"

Começo a ficar preocupado com a sanidade mental do DC!

Como disse?

'Uma coisa é pacífica: não há ninguém que possa atribuir um só ponto conquistado pelo FC Porto neste Campeonato à arbitragem. Duvido que algum outro clube se possa gabar do mesmo.' mst, bola vermelha.

Começa-se a ver tiques no mst que apenas se viam nos lampiões.

Jornalismo esquizofrénico!

Do jornalismo desportivo nacional já espero tudo. Sério! Nada me espanta! Mas há um jornal que bate todos os outros e cuja missão é produzir mau jornalismo, deseducar os leitores e vender um clube. Já vi neste jornal duas páginas interiores dedicadas ao secretário pessoal do lfv. Podem imaginar o interesse jornalístico da coisa! Nem o jornal Benfica chegou tão longe.
Na sua edição de hoje, esta mancha do jornalismo nacional promove a esquizofrenia jornalística. É claramente uma peça encomendada, mal feita e doente sobre um dos dirigentes que mais mal causaram ao futebol nacional nos últimos anos. Faz associações idiotas (candidatura vs. Apito dourado) e um branqueamento inadmissível (‘visão correcta sobre o que deverá ser o futuro do futebol português’ ou ‘encontrar soluções que possibilitem a reestruturação da Liga’). É um discurso falso, oco, conjuntural e maléfico para o futebol nacional. Em suma, se quiser lixar o futebol, que o faça mas que se cinja ao futebol do seu clube. Deixe o futebol nacional que dispensa, juntamente com os pipinhos, os papas e os valentões, dirigentes falsos, moralmente (até ver) corruptos e que não olham a meios para atingir os seus fins.
Quanto à bola vermelha….seja mais amiga do ambiente…não gastem tanta tinta nem papel…as árvores agradecem.

Tabela Classificativa BnR Bet (and win) – Jornada 31

Image Hosted by ImageShack.us



Bom, desta vez falharam os assaltos à liderança, mas a emoção continua. Este joguinho é um pitéu para os fãs da estatística. Master Kodro, tu não aceitarias um convite para comentador oficial desta prova?

  • Na frente, houve tentativas de roubar o comando a O Visconde Era Gay, mas todas elas falharam, algumas com estrondo. O líder não se mexeu, mandou toda a gente pôr-se na bicha.
  • O mais azarado no assalto ao primeiro lugar foi Vitormangasferreira. A fé na equipa de Paulo Bento surripiou-lhe 300 pontos e pô-lo a rebolar do pódio ao 14.º lugar.
  • O vice-líder, que fora o primeiro a mostrar o jogo, deixou alargar a diferença para o 1.º posto. Mata&Esfola vai ter de se matar e esfolar todo para recuperar uma centena de pontos em 3 jornadas. Não é impossível, mas o taticismo do perseguido pode matar-lhe o sonho.
  • Luiaac perdeu 70 pontos, mas conseguiu entrar no pódio. É um sério concorrente aos despojos da guerra do topo.
  • O super-herói da jornada foi Superman Torras. Vindo da negatividade dos 8 pontos, usou os seus supersentidos para perceber que haveria marosca em Braga. Entregou-se todo na improvável vitória pacense, e deu um paço de gigante do 31.º ao 6.º lugar. Fantástico! Sergonov também aproveitou essa boleia para facturar mais 50 pontos.
  • Pela negativa, para além de Vitormangasferreira, Francisco Beckenbauer continua a vender património em nome do Sporting. Desta vez foram 100 pontos desbaratados na Reboleira. Gil e Xxxx abandonam a prova com a meta à vista.
  • São agora 78 os contendores, e continua a ser possível a qualificação para a Briga dos Campeões com pontos negativos.

terça-feira, abril 18, 2006

As várias faces de Pipinho


Record: Data: Terca-feira, 12 Julho de 2005 - 15:30

"Soares Franco: «Decisão foi tomada há algum tempo»

ESCLARECE SAÍDA DA SAD

Filipe Soares Franco esclareceu, na sessão onde foram apresentados os resultados do empréstimo obrigacionista da Sporting, SAD, que a decisão de abandonar a SAD "foi tomada há algum tempo" mas só ontem oficializada por causa da reorganização e a reestruturação do Sporting decorrentes da colocação do empréstimo obrigacionista.

"Era fundamental para mim que estas operações corressem bem antes de abandonar o universo empresarial do Sporting. No entanto, continuo como vice-presidente do Conselho Directivo e como presidente substituto", referiu.

Sobre o empréstimo obrigacionista, Filipe Soares Franco mostrou-se satisfeito "já que a procura superou a oferta".

O vice-presidente do Conselho Directivo do Sporting afirmou ainda estar crente que os leões se encontram no bom caminho, embora os resultados possam não ser tão imediatos como os adeptos desejavam.

" Um projecto não é uma coisa que aconteça num estalar de dedos, é uma coisa que requer muito trabalho. Esse trabalho tem sido feito ao longo dos tempos e tem vindo a dar os seus frutos. O Sporting está muito mais forte do que estava há uns anos", frisou."


Record -Data: Quarta-feira, 13 Julho de 2005 - 03:13

"Filipe Soares Franco: «Não é este o modelo para o futuro do Sporting»

A ENTREVISTA DEPOIS DA DEMISSÃO

"RECORD – Vai ser candidato à presidência do Sporting?
SOARES FRANCO – Não. Há cerca de um ano, já tinha dito a Dias da Cunha que não queria ser presidente do Sporting e, ao longo deste ano, fiz uma reflexão profunda e cheguei a uma conclusão definitiva. Sou sportinguista por causa do futebol. É do futebol que eu gosto. Não tenho grande sensibilidade nem empatia pelo eclectismo. Confesso assumidamente que não vibro com as vitórias das outras modalidades. Mesmo no que se refere ao atletismo, ligo sempre os sucessos às pessoas. A memória que tenho de Carlos Lopes, Mamede ou Joaquim Agostinho é individual. Tenho respeito e consideração pelos valores que o Sporting defende...

...RECORD – Qual vai ser o seu posicionamento no acto eleitoral?
SOARES FRANCO – Não sou candidato e não vou integrar os órgãos sociais...

...
RECORD – Tem ainda dinheiro no clube. Atravessou o seu nome em avales para o Sporting?
SOARES FRANCO – Tenho dinheiro no Sporting, porque sou accionista da SAD. No passado atravessei o meu nome perante instituições financeiras, mas com esta reestruturação que terminou hoje (ontem) e com mais outra finalização de operações, as responsabilidades individuais, quer minhas quer de Dias da Cunha, ficam completamente sanadas. Dei o meu nome, mas o Sporting honrou os seus compromissos, conseguiu finalizar a reorganização financeira, levou a bom termo o aumento de capital e relançou o empréstimo obrigacionista. O que fiz está feito, não estou nada arrependido, até porque tudo correu da melhor forma. Valeu a pena correr um risco pelo Sporting, mas assumo que foi sempre um risco que assumi de forma totalmente ponderada e calculada. ..

...RECORD – Lembra-se que já saiu e voltou a entrar. Não pode voltar a repetir-se o mesmo filme?
SOARES FRANCO – Da primeira vez que servi o Sporting como dirigente, foi apenas durante dois ou três meses e não mais do que isso. O contexto era completamente diferente. Desta vez, reflecti e tomei a decisão que considerei mais conveniente. "




Correio da manhã: 2005-07-13 - 00:00:00

Soares Franco explica motivos do abandono da SAD ‘leonina’

"Saio porque quero um clube só de futebol

Filipe Soares Franco garante que não vai ser candidato à presidência do Sporting em 2006 nem admite integrar a próxima admnistração da SAD do clube.
...“Sou do Sporting por causa do futebol e não tenho empatia pelo ecletismo”,
diz...

“Quero um clube só de futebol, sem sócios mas com adeptos que não se intrometam na gestão nem tenham voto nas eleições dos corpos sociais”. Porque o futebol “é um negócio que precisa de investidores e porque para se ser bom há que ser especialista”. Consciente de que a implementação do modelo que defende é difícil – “ e porque não quero criar inimigos”– abandona os cargos referidos. Fica na direcção “para não criar instabilidade até porque Dias da Cunha merece ser o presidente do centenário”. Defende e assume o teor do manifesto assinado por Dias da Cunha e Vieira mas considera que foi um flop”...


Votem Pipinho carneirada, força nisso!

Academia Puma Sporting



"Puma «veste» Sporting e dá nome à Academia
A Puma anunciou um acordo de patrocínio com o Sporting válido por seis anos, com início a 1 de Julho próximo. A marca alemã torna-se o patrocinador oficial dos equipamentos das várias equipas leoninas e passa a dar o nome à Academia em Alcochete, que ganhará a designação de Academia Sporting Puma. "

«A PUMA está extremamente satisfeita por ter chegado a um acordo com o Sporting. O Sporting é um clube com uma grande tradição que ostenta um impressionante palmarés nacional e internacional e numerosos adeptos. Mas, ainda mais importante, a atitude moderna e progressiva do clube, que se adapta plenamente à personalidade da PUMA, torna-o num parceiro ideal dentro e fora de Portugal», afirmou Filip Trulsson, Gestor da Unidade Internacional de Desportos de Equipa da PUMA.

Os «leões» irão utilizar a nova linha v1.06 com o padrão de riscas horizontais verdes e brancas, semelhante ao original, apresentado em 1928"


Nota: o modelo apresentado é ainda um esboço

Não esquecer...

"Quero um clube só de futebol, sem sócios mas com adeptos que não se intrometam na gestão nem tenham voto nas eleições dos corpos sociais" Filipe Soares Franco, Julho de 2005

Um bolo....

quando nasce, não nasce para todos, não é trap? Olha que o robocop também se queixa do mesmo! Sabes, o dinheiro é pouco e o salário do laurent é muito...

Quem dá....

190 000€ por uma estátua francesa também dará 200-250 000€ por uma portuguesa!
Bem vindo ao slb....fiques muitos anos a ganhar balúrdios!

Febra à acesso directo

This febra was brought to you by Bancada Directa


Com algum atraso (a nossa febra mostarda, mas não falha) aqui vem o febril comentário à jornada.
Tal como, nesta imagem, há dois pontinhos que prendem o olhar, no topo da Liga as atenções estão agora voltadas para os dois pontinhos que separam as duas equipas que disputam o outro lugar que dá bancada directa à Liga dos Campeões. Apesar de se perceber grande parte da coisa e de não ser difícil adivinhar o que falta, a verdade é que ainda não se fez luz sobre este assunto, como bem demonstra a ausência de flash na câmara da Streaker. Resta-nos aguardar por melhor definição no topo da tabela.
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
A febra desta semana é um rigoroso exclusivo Bancada Directa, o blog que põe Aveiro no mapa.
Tu também podes associar o teu blog ao melhor par de mamas da blogosfera. Basta para isso que ganhes o leilão semanal que disponibiliza este espaço. Com 1 cêntimo já é possível fazer a festa (atenção, eu disse «fazer a festa» no sentido de «ganhar o leilão», não disse «fazer festas», não se estiquem). Envia-nos a tua proposta para a edição da próxima segunda-feira, ganha a melhor oferta que nos tiver chegado.

segunda-feira, abril 17, 2006

b-a-ba!

«E o Corinthians tem um timaço! Os argentinos Tevez e Mascherano; o controverso meia, mas eficaz, Ricardinho; Roger (antigo Benfica, e só neste não foi craque), o jovem centroavante Nilmar, que foi o melhor goleador do campeonato paulista; pra não falar do grande Gustavo Nery. Temos Grémio, sim senhor. Pelos vistos, mais um time a lutar pelo ceptro do mais disputado campeonato de futebol do mundo. Como tricolor que sou, agradam-me as vitórias do Grémio e do São Paulo, pr'além do meu Flusão, claro, e regozijo com as derrotas do Internacional (colorado), do Corinthians e do Flamengo. Vi o jogo do Grémio, eles jogam como um bloco, mas Lucas é fera!»

via jfv

P.S.: Não esclareço esta posta!

BnR B TV – Quarta emissão

Bom... Este episódio... Ovalhamedeus!... Eu nem tenho palavras... Tentou-se adiar a sua transmissão para uma sétima-feira qualquer, mas não se teve sorte. A produtora insistiu muito, mas bem que nos podia ter poupado a este vexame. Nem faço o link para lá, para não te prejudicar, ó Samouco. Ainda sou despedido de director de programação por causa disto. Seja o que tu quiseres, valha-te... Jesus.

Pontos nos ii

domingo, abril 16, 2006

Um (na verdade são 2) pedido à direcção do Benfica:

Merche na SLB TV!

Depois, com o encaixe da saída de Simão, fazer um esforço financeiro que ponha os chineses a comprar camisolas: ir buscar o puto apaixonado a Manchester, que o rapaz está fartinho daquilo e tem a cabeça noutro lado.

PS – E quem sabe se o interesse no Queirós não está mesmo relacionado com isto? Tens razão, Pitons, seria um fartote! ;)

Sovando mais um mito


Na sequência de um .pdf que circula por aí matando alguns mitos antibenfiquistas, e no preciso dia em que a cristandade celebra outro mito, gostaria aqui de desfazer outro dos primeiros: o mito de que o Benfica foi, na época passada, um campeão muito fraquinho, e que o FCP, neste ano, é que foi um campeão a sério.

Imaginemos dois grupos da Liga dos Campeões. Um composto por Juventus, Artmedia, Lille e Maccaba Haifa; o outro, por Barcelona, Milan, Bayern e Chelsea. Não é difícil prever que o primeiro grupo seria ganho pela Juve talvez com os 18 pontos em disputa. De mais difícil previsão seria o vencedor do segundo grupo, e seguramente com uma vantagem pontual mais escassa sobre os outros. Ora, comparando os vencedores de ambos os grupos, não seria injusto considerar a Juve uma superequipa, e ter o vencedor do 2.º grupo como uma equipa fraquinha que se apurou à rasca, com 1 ponto a mais que os outros?

O campeonato ganho pelo Benfica em 2004-2005 teve até bem perto do final 5 candidatos ao título. O campeonato quase ganho (é verdade, o supercampeão ainda não garantiu o título) pelo FC Porto tem neste momento 9 (metade das equipas participantes!) candidatos à descida! Qual é o campeonato mais difícil de ganhar? O que tem 5 cães ferozes a lutar pelo mesmo osso, ou um em que metade dos participantes são equipas de segunda que a mais não aspiram do que fugir à despromoção? Onde é que há mais mérito? Qual é o feito mais notável? Onde é que é preciso ser mais forte?

Esta ideia de que o FCP foi um grande campeão, ao contrário do Benfica na época anterior, foi veiculada sobretudo pelos despeitados sportinguistas no final do jogo de Alvalade que perderam para Adriaanse (curiosamente, o Benfiquinha de Koeman não perdeu um ponto para o supercampeão, enquanto outros houve que em 3 partidas contra o inacessível treinador holandês não conseguiram ganhar-lhe um jogo sequer, feito só possível a equipas com a valia de um Artmedia ou superior).

Tu, lagarto que me lês e que patrocinaste esta falácia, responde-me só a isto: és mais forte se aviares 9 putos de 4 anos sem levares um soco sequer, ou se ganhares uma rixa contra 4 marmanjos mais ou menos do teu tamanho, mesmo que acabes com um sobrolho inchado e de cor diferente, menos dois dentes e um braço ao peito?

sábado, abril 15, 2006

Nomes em cima da mesa


No Benfica já se trabalha mesmo a pensar na próxima época. E apesar de alguns jornais garantirem que Koeman fica, o BnR B sabe que há contactos com outros timoneiros. José Antonio Camacho foi sondado, mas recusou, o que indicia que Veiga não sairá. O adjunto do colosso eliminado pelo Benfica na fase de grupos da Champions parece ser a alternativa. Ou seja, pretende-se alguém identificado com o campeonato português, que não perca tempo em aprendizagens e adaptações. Em termos de jogadores, para além de Costinha, mundialista a preço de ocasião, nota-se que se procura um n.º 10 e um ponta-de-lança. Sándor Torghelle, internacional húngaro do Panathinaikos, parece ser o homem de área escolhido, mas Anelka também está referenciado. Quanto ao playmaker, D'Alessandro, Saviola e Alex voltam a ser falados. E pronto, com alguma antecedência, fica oficialmente aberta a caça aos nomes dos reforços encarnados.

Ideia para o Dep. de Marketing do Benfica

É um boneco anti-stress, num material parecido com plasticina. Encontra-se numa daquelas coisas que estão à porta dos cafés e que dão um brinde em troca de uma moeda.
Agora imaginem uma coisa destas com a cara de Ronald Koeman.
Em casa, em vez de roermos as unhas, podíamos trucidar o boneco, que é suposto ajudar a descarregar os nervos. No estádio, cumpriria a mesma função, mas no fim ainda dava para arremessá-lo na direcção daquela cabecinha loira pensadora, obrigando os sócios a comprar novo boneco. Daria para recolhê-los no fim do jogo e tornar a vendê-los. Uma mina.



PS – Se o Benfica não quiser aproveitar a ideia, talvez a FPF possa fazê-lo com a imagem de Scolari. Com a de Cavaco Silva também era capaz de vender bem.
Se por acaso isto vier a surgir no mercado, não se esqueçam de agradecer a ideia. É dada à borla para quem quiser aproveitá-la. Há mais de onde esta veio.

sexta-feira, abril 14, 2006

Cento e noventa mil por golo



O cavalheiro de tanga na foto, segundo a edição do jornal Expresso de hoje, pretende passar a tanga para o clube que lhe paga o principesco ordenado de cento e noventa mil €uros, limpinhos por mês, se considerarmos que faz agora quatro meses que cá chegou e terá recebido três ordenados, perfaz um total de quinhentos e setenta mil €uros que o artista já juntou à conta bancária.
Correndo o risco de me tornar ainda mais estatístico que o João Querido "Manhoso" e juntando aos dados anteriores que o homem marcou até agora três golos e nada mais fez, dividindo os quinhentos e setenta mil por esses três golitos, é caso para dizer que o homem se faz pagar a cento e noventa mil €uros por golo.

E depois é o Sporting que está na falência, há mistérios que são mesmo insondáveis, resta a esperança que algum patrocinador louco apareça a instituir o galardão de "flop" do ano e assim possam capitalizar mais qualquer coisita...

Conceição não compreende as críticas