sábado, março 29, 2008

الدليل الطبي الأردني

Um escândalo

A Comissão Disciplinar da Liga, que nunca ouviu falar no processo Apito Dourado, foi lesta a instaurar um processo de inquérito por o Benfica ter oferecido a um árbitro uma peça de acrílico cristalizado, no valor de 35 euros, nos momentos que antecederam a recepção à Naval 1.º de Maio, em Setembro de 2007.

O que é escandaloso é que, na mesma altura, e nas barbas de toda a gente, o clube da Luz ofereceu à equipa visitante um galhardete de muito maior valor, e toda a gente fecha os olhos.

sexta-feira, março 28, 2008

O hálito não faz o monge?

Se fores bafejado pela sorte, podes ser o melhor jogador do mundo.

Se fores bafejado pelo Soares Franco, serás o melhor guarda-redes da Europa.

quinta-feira, março 27, 2008

BnR Bet: Tabela 23 + Boletim 24

Image Hosted by ImageShack.us


O vencedor do concurso do Paulo Bento é o artholas do Arthur. Muitos parabéns, patego, ganhaste 10 pontinhos para entrares neste jogo.

Não, afinal parece que não, o cabeçudo afinal não ganhou, quem ganhou foi o GSB, o 40 Postas de Pescada, o Neo_Prodigy, o Lisboa, o Zeist B Skool, o Androctonvs, o Antitripa, o JNF, o Camarao, o Miego Daradona, o Zhero, o G4rf3ld, o Arquivo Vivo, o Zebedeu, o Sir, o Jose, o Ruim, o Pedro Neto, o Carlos, e até o spammer Gardagani... Só o cabeçudo do Arthur é que teve azar.

Todos eles ganharam 10 pontos se apostarem nesta jornada (se não apostarem, perdem o direito ao prémio, só os que já estavam em prova é que podem deixar os 10 pontos de reserva).

Posto isto, postem a vossa aposta.

terça-feira, março 25, 2008

Ainda?

Não estou minimamente preocupado com o rumor que dá Carlos Serpa como um possível elemento da próxima equipa técnica do Benfica.
O que acho delicioso é o próprio Dário Souto, quando confrontado com essa possibilidade pelo jornal que se lembrou de tamanho absurdo (ver aqui), acreditar que pode realmente ser abordado nesse sentido.
Ó Pedro Santos, pensas que já esquecemos o que nos fizeste?

domingo, março 23, 2008

Se queriam uma prova verdadeiramente revolucionária...

... estipulavam que, em caso de empate na final, o troféu (e os respectivos 500 mil euros, ou lá quanto é) não seria atribuído. Com isto, eram capazes de garantir um melhor espectáculo. E se a verba acumulasse para a edição seguinte, estava garantido um maior empenho dos participantes. Isto, sim, seria uma verdadeira pedrada num charco de cerveja choca.

quarta-feira, março 19, 2008

Campeonato Nacional de Blogs: 8.ª Jornada

A 23.ª jornada da Liga Bwin rendeu 20 golos. Desses, 7 foram pressentidos pelos mais entendidos blogs nacionais. Pode parecer pouco, mas o quadro de resultados foi o mais produtivo de sempre. Ora vejam:

Image Hosted by ImageShack.us

Foi uma jornada muito interessante, com os 3 da frente a levarem na corneta. Destaque para a primeira vitória do Futebol à Lupa (podia pensar-se que o facto de o adversário não ter acordado a horas ajudou ao brilharete, mas essa apreciação é injusta: o blog de João Malha marcou 4 golos!). Vendo bem, quase todos os jogos mereciam uma chamada de atenção, mas eu tenho mais que fazer.

Quem não sabia... fica a saber agora: a aplicação informática que faz os cálculos desta competição foi gentilmente cedida pelo Zeist B. Skool. Sabendo disto, não admira que o sistema o tenha posto em 1.º lugar à entrada para esta jornada, apesar da igualdade pontual com o Antitripa e apesar de sair derrotado no confronto directo. Seja como for, o Sporting '06 era um dos líderes da competição, jogava em casa e recebia um blog que começou bem mas que vinha perdendo algum gás.

Assim, não admirou que o blog do Zeist inaugurasse o marcador numa fase inicial da partida, por intermédio de Ghilas.

O Alto Bola não se deixou impressionar e restabeleceu a igualdade pouco depois, golo de Lisandro López. (Não sei se reparam no cenário que estou para aqui a inventar, mas os golos aconteceram de facto por esta ordem cronológica, é preciso valorizar esta merda.)

O golo de J. Ribeiro apenas mostrou que nenhuma das equipas estava a jogar para o empate, mas também nenhuma se superiorizou o suficiente para recolher aos balneários em vantagem.

A segunda parte parecia desmentir a impressão deixada pela primeira metade, correndo lenta e mal jogada, sem nada que justificasse o preço do bilhete, até que, na recta final da partida, a loucura apoderou-se do relvado do Arena Zeist: Liedson fez balançar as redes para os dois lados e, no minuto seguinte, Moutinho fez o 3-4 para os visitantes.

Surpreendida, a equipa da casa não demorou a reagir e a chegar ao golo, mas tornou-se vulnerável ao contragolpe dos comandados de Paulo Jorge Sousa, que repuseram a vantagem no mesmo minuto, por Liedson novamente.

Contas feitas, o Sporting '06 esbamjou 3 pontos contra uma equipa que não é do seu campeonato e deixou-se apanhar no topo por uma manada de blogs que fazem lembrar a Ponte 25 de Abril em dia de Maratona de Lisboa.

Não fazemos ideia de quem merece ir à frente com base no critério do confronto directo, mas a aplicação que nos deram saiu-se com esta ordenação:

Na próxima jornada, eis o que nos espera:

Futebol à Lupa-Vermelhovzky
Dianabol-Alto Bola
Antitripa-Tertúlia Benfiquista
Blog do Belenenses-Sporting '06
Blog das Apostas-O Visconde Gay
Arquivo Vivo-BnR B
Memória Gloriosa-O Zé Bitaite
Planet Football 10-António Raminhos

Venham daí as flash inteviews, os mind games e os onzes para a próxima jornada (PF10, não se esqueçam que é só até à hora do primeiro jogo). Se quiserem fazer o favor de elevar o prémio até aos 100 euros, esforcem-se um bocadinho. Por ora, vamos nos 86,04 euros.


domingo, março 16, 2008

Caralhos fodam a entourage mística também

Marcar um golinho fortuito e fechar a loja, deixando o adversário sem outro remédio que não seja vir para cima de nós, pode ser o Benfica de Chalana, Shéu e Rui Águas, mas não é o meu.

Vão-se preparando



A camisola autografada por Quaresma que ganhámos no concurso do Maisfutebol vai ser finalmente leiloada, em modo invertido, no dia em que o FC Porto se sagrar campeão.

Comecem a poupar.

sábado, março 15, 2008

Let Jesus fuck us


Sobre esta possibilidade, tenho a dizer o seguinte:
  • Desconfio sempre da inteligência de quem não domina a língua materna.
  • Não fico impressionado com quem, neste campeonato, não consegue ir à frente do Sporting.

quinta-feira, março 13, 2008

So Klose...


Lição de anatomia

O futebol tem destas coisas e em menos de uma semana já se notam no Benfica duas enormes mudanças após a demissão de Camacho. Primeiro, Chalana veste agora fato e gravata, o que significa que alguém levou um fato treino para casa. Segundo, a equipa passou a jogar mais com o bigode que com a cabeça. Que é como quem diz, pratica agora um futebol mais farfalhudo (Antes assim que jogar aquele futebol rendilhado e perfumado do Getafe, podendo-se então afirmar que o grande mérito do Benfica nesta eliminatória foi contribuir para o apaneleirar dos quartos-de-final da uefa).

Pois bem, longe vão os tempos em que o Benfica de Toni era campeão a jogar com o fígado e mais longe ainda as épocas em que a equipa conquistava títulos a jogar com os pés, de olhos fechados e com uma perna às costas. Temos que dar a mão à palmatória, ou o braço a torcer, se preferirem: enquanto aquele conjunto de jogadores não começar a jogar com a cabeça; enquanto o presidente não ganhar olho para o negócio; enquanto não se formar uma espinha dorsal de categoria para aquele meio-campo, e enquanto não aparecer um treinador com unhas para agarrar aquela malta toda, cheira-me que nos vamos entretendo com um encolher de ombros jogo após jogo, época após época. Pela parte que me toca, já estou pelos cabelos!

E porra, pá! Se não têm cabeça para jogar esta merda, ao menos joguem com tomates!

Ja dizia o Amigo Vasco Santana...


CHAPEUSSSS HÁ MUITOSSSSS SEUS PALERMASSSSSS

Campeonato Nacional de Blogs: 7.ª Jornada

A 22.ª jornada da Liga Bwin proporcionou 22 golos, tendo a malta que participa neste campeonato pressentido 6 deles. Mesmo assim, não se pode dizer que não tenham colorido o quadro de resultados:



Image Hosted by ImageShack.us

Excelentes vitórias fora do Blog do Belenenses, de O Zé Bitaite e do imparável Sporting '06, que assumiu a liderança do campeonato.
O Futebol à Lupa é agora o único blog que ainda não ganhou a ninguém.
A Tertúlia Benfiquista é dona do mais miserável ataque da prova, sendo a melhor defesa a do Planet Football 10.

Destacamos como jogo da jornada aquele que constituiu a 1.ª vitória do anterior último classificado, que assim conseguiu delegar a lanterna a quem é realmente vermelho:



O Zé Bitaite, depois de um pavoroso início de prova, vinha dando sinais de francas melhoras. Não obstante, o blog de Mogadouro não conseguia mais do que somar derrotas, algumas extremamente injustas. Seria desta que a malapata era mandada às urtigas?

O adversário era o Alto Bola, equipa da primeira metade da tabela. Paulo Jorge Sousa, o presidente do clube, desgastou-se durante a semana em politiquices regulamentares, o que terá criado alguma instabilidade no grupo de trabalho.

A equipa da casa entrou melhor na partida, tendo inaugurado o marcador por intermédio de Marcelinho, mas O Zé Bitaite não demorou a reagir, tendo uma bola parada superiormente executada por Cardozo restabelecido a igualdade.

O Alto Bola surpreendeu-se com a insurreição do lanterna-vermelha, desnorte que foi muito
bem aproveitado pelos forasteiros para passar para a frente do marcador, através de Quaresma, num lance em que o guardião da casa pareceu mal batido.

Ferida no seu orgulho, a equipa da casa, impulsionada pelo seu público, lançou-se numa cavalgada louca em busca do empate, mas sempre mais com o coração do que com a cabeça. Exemplo disso foi o lance protagonizado por Cláudio Pitbull, que, com tudo para restabelecer a igualdade, quase marcou golo na própria baliza. Paulo Jorge Sousa evitou males maiores substituindo o desorientado jogador, mas também se privou da sua inegável valia.

Quem não se deixou comover com os erros do adversário foi a equipa visitante, que pintou "E-S-C-Â-N-D-A-L-O" na jornada quando fez o 1-3, uma farpa de Jorge Ribeiro.

Com pouco tempo para o fim, os visitados ainda conseguiram reduzir, através de Weldon, mas O Zé Bitaite estava apostado em não deixar fugir a sua primeira vitória, tendo feito o Alto Bola bater baixo a bolinha.

A classificação ficou assim ordenada:

Na próxima ronda, teremos:


O Visconde Gay-Memória Gloriosa
BnR B-Antitripa
Blog do Belenenses-Planet Football 10
António Raminhos-Futebol à Lupa
O Zé Bitaite-Dianabol
Vermelhovzky-Arquivo Vivo
Sporting '06-Alto Bola
Tertúlia Benfiquista-Blog das Apostas



O prémio subiu para os 84,52 €, o que ainda é curto.
Venham daí as flash interviews, os mindgames e os onzes da próxima jornada.

terça-feira, março 11, 2008

Não há melhoras nenhumas

Um passarinho (e vocês sabem que os passarinhos se dão bem com as águias, coisas lá das aves) contou-nos que Mourinho estava disposto a assinar até final da época, ficando depois livre como um passarinho (lá está o passarinho outra vez). Vieira queria que fosse até final da próxima, e sem cláusula de rescisão. Mourinho até alinhava em assinar até final da seguinte, mas queria cláusulas específicas que o libertassem para os colossos italianos e espanhóis. Como qualquer ave que se preze, tenho pena...

domingo, março 09, 2008

format slb:

Enquanto que na sportv1 há malta a lutar arduamente para manter o 5º lugar, e ao mesmo tempo que escrevo esta merda, passa um programa na rtp2 sobre a china e os triliões de chineses que por lá andam. A reportagem mostra um chinês fodidinho da vida, com o tendão do pé direito feito em merda depois de um grave acidente de trabalho. Junto do gabinete de um especialista na matéria, o homem tenta sacar uma indemnização que lhe permita viver mais uns meses sem ter que recorrer à imundice de um caixote de lixo como fonte de alimentação ou ao metro de Beijing como abrigo nocturno. As trombas do chinês não correspondem às legendas que passam no écran: “Zoide Xaoing, já foste... Tavas ilegal na altura do acidente, pá…”.
O chinês fodido do tendão ri-se. É aquele sorriso que só os cabrões dos chineses conseguem reproduzir. Na verdade, não se está a rir. Está a mostrar os dentes para disfarçar o nervosismo de quem adivinha uma vida de merda pela frente.

Tenho a certeza que soltei um sorriso à chinês no final do jogo contra o Leiria. Não pelo que vem atrás nem tão pouco pelo que vai à frente. O Zoide Xaoing que se apoderou de mim, depois de mais uma puta de uma exibição, apareceu para me assustar com a ideia que este plantel se vai manter na próxima época, que o Chalana vai conseguir curar a malapata caseira e manter o lugar por mais uns meses, que o Luís Filipe não vai terminar o curso, e que, pesadelo dos pesadelos, o 2º lugar dará mesmo acesso à liga dos campeões.
Vejo agora o resumo do Man Utd, onde o Portsmouth escapou ileso a uma goleada das antigas, acabando por marcar um golo de penalty, com o Rio Ferdinand na baliza. Identifico três gajos a festejar o milagroso golo: Muntari, Baba Diop e Milan Baros. Foda-se, qualquer um destes caralhos, mesmo depois de levar um banho de bola, tem lugar de caretas na equipa do Benfica…

Golo do Fajardo.

Imaginem o Pelé a beijar o Adu que quiserem

(Começa a perder a graça...)

Nem o pai morria, nem a gente almoçava

sexta-feira, março 07, 2008

BnR Bet: Tabela 21 + Boletim 22

Image Hosted by ImageShack.us

Blá, blá, blá, o líder perdeu 30 pontos, blá, blá, blá, o Ratogoleador subiu ao segundo lugar, blá, blá blá, há 17 gajos em prova (18, se contarmos com o Ruim, que ainda tem uma vida), blá, blá, blá, isto não interessa a ninguém, pois não?


Posto isto, posta a tua aposta!

PS – O vencedor do passatempo das carpideiras de Alvalade foi, incontestavelmente, o Leão Verde. O Repórter H merece uma menção horrorosa e tem direito também aos seus 10 pontinhos. Parabéns aos dois.

Campeonato Nacional de Blogs: 6.ª Jornada

Numa jornada em que a bola beijou a rede apenas por 15 ocasiões, os nossos treinadores de blog conseguiram, ainda assim, adivinhar 8 golos. Temos feras.
Eis o quadro de resultados desta ronda:

Image Hosted by ImageShack.us


Numa jornada marcada por 5 empates, merecem destaque as vitórias forasteiras da Memória Gloriosa (por números expressivos) e do Antitripa (um golo polémico que será alvo de análise). Mas o jogo da jornada foi o que ofereceu 7 golos:




O lanterna-vermelha já tinha dado mostras na ronda anterior de não estar conformado com a sua classificação, tendo perdido então por manifesta infelicidade, e terá sido talvez com esse espírito de vingança que conseguiu entrar melhor na partida, tendo inaugurado o marcador logo nos minutos iniciais, por Roberto.

O Sporting ’06, que vem fazendo uma excelente campanha, mostrou-se de alguma forma surpreendido por esta insolência dos últimos da classificação, tendo demorado algum tempo a desmontar o quebra-cabeças chamado Zé Bitaite. Isso viria a acontecer por intermédio de um meio-campista muito bem escolhido chamado Jorge Gonçalves. Estava restabelecida a igualdade.

A equipa do Insurrecto acusou o toque, viu ruir a sua estratégia, desorientou-se, e nada ilustrou melhor esse desnorte do que o autogolo de Cláudio Pitbull. O avançado que o FC Porto trouxe para o futebol português só pode passar por médio na estratégia de Carvalhal; nas regras deste jogo, um avançado, jogue onde jogar, é sempre um avançado.

Com a normalidade reposta no marcador, o conjunto de Zeist B Skool abrandou, o que permitiu aos visitantes recuperar alguma serenidade. E foi nesse período que O Zé Bitaite conseguiu mesmo fazer o 2-2, surpreendendo uma vez mais os anfitriões.

O jogo voltou àquela toada em que a equipa da casa tentava justificar o seu favoritismo perante um adversário acantonado no seu terreno defendendo o ponto conquistado. E quando assim é, o menos surpreendente é que o cântaro se acabe por partir numa das vezes em que vai à fonte. A bilha rachou pouco tempo depois, na Figueira da Foz. Marcelinho fez o 3-2 para os visitados.

A partir daqui, não foi só o cântarou que quebrou, toda a força anímica do Zé Bitaite estava em cacos. Não foi preciso forçar muito para Vukcevic ampliar para 4-2. Já na recta final, Zé Pedro completou a mão-cheia para o Sporting ´06.

Zeist B Skool sobe ao 2.º posto, o Insurrecto não larga a lanterna-vermelha.

O CASO DA JORNADA

O António Raminhos 0-1 Antitripa, com um autogolo de Jorge Gonçalves, é o lance mais polémico desta ronda. O parecer da Comissão Arbitral do CNB é inapelável:


Esta parte da classificação dos jogadores é de facto a mais polémica, mas é uma das dificuldades que fazem parte do jogo.

Um treinador deve saber identificar um atleta, os inventores podem ser penalizados quando se saem com originalidades.

Ah, e tal, devia haver uma lista com as posições dos jogadores... O caralho! Não tarda nada estão a pedir uma lista só com os jogadores que vão mesmo marcar. Se não conhecem os jogadores, não os convoquem. Se tiverem dúvidas, não arrisquem. Se não tiverem dúvidas e depois não concordarem com os critérios da organização, azar.


Vou repetir esta merda pela última vez:

  • Os treinadores são obrigados a apresentar um 4x4x2, ou seja, 4 defesas, 4 médios e 2 avançados.
    Isto está percebido.
  • Esta regra não invalida que os 4 defesas possam ser, por exemplo, 4 laterais esquerdos, ou que os 4 médios sejam todos trincos.
    Isto também está percebido.
  • Onde a porca torce o rabo é na parte em que é preciso atribuir uma categoria a um atleta que tem características que o podem fazer jogar em mais do que uma posição. Aí, o que há a fazer é encaixar as suas características mais fortes na fórmula clássica de um 4x4x2 (e não venham cá com teorias modernas de que um extremo é um avançado; aqui, um avançado é o homem de área; o que, partindo de trás, vai à linha centrar para o avançado... é médio):



Image Hosted by ImageShack.us



1 - GR

2 - D
3 - D
4 - D
5 - D

6 - M
7 - M
8 - M
10 - M

9 - A
11 - A

Por exemplo, neste caso do Jorge Gonçalves, o Raminhos convocou-o como avançado, o Zeist B Skool convocou-o como médio. É óbvio que só um pode estar certo e que a Comissão Arbitral tem de intervir.

Adaptem-se como puderem, ou chicoteiem-se se não concordarem, mas deixem quem percebe da coisa lutar pelos 100 euricos.

A tabela classificativa ficou assim ordenada:


Na próxima jornada, a ementa é a seguinte:

Futebol à Lupa-Blog do Belenenses
Dianabol-O Visconde Gay
Alto Bola-O Zé Bitaite
Antitripa-Vermelhovzky
Blog das Apostas-BnR B
Arquivo Vivo-António Raminhos
Memória Gloriosa-Tertúlia Benfiquista
Planet Football 10-Sporting '06



Venha daí a flash-interview, os mind games dos próximos jogos e o onze para a jornada 22.

O prémio vai-se situando nos 78,63 €, ou seja, subiu 2 € numa semana. Se não conseguirmos fazer chegar isto aos 100 €, não há jackpot para ninguém.

quarta-feira, março 05, 2008

(ler em alemão)

Não tem os superpoderes dos guarda-redes do FCP (Helton, tal como Baía, também pode defender com as mãos fora da área), mas, apesar dessa limitação, desenrasca-se bem.

Tomem de penalty

terça-feira, março 04, 2008

O Tribunal do BnRB

Custa-me muito que o Benfica tenha sido beneficiado no derby. Por uma razão muito simples: nesta altura do campeonato, o Benfica sai prejudicado de cada vez que é beneficiado. Pode parecer um argumento muito recalcado mas neste momento o Benfica precisa muito de perder… de preferência por muitos. Não o consigo desejar, mas pode ser o princípio de futuras coisas boas. Por vezes, é preciso dar um passo atrás para poder dar dois à frente, e se o raio do espanhol se atreve a garantir o 2º lugar e a ganhar uma taça, vai tornar-se mais complicado colocar-lhe as malas em Madrid. É urgente fazer desta época um descalabro – e está-se a trabalhar bem para isso - para poder a salvar a(s) próxima(s).

No entanto, quando o prejudicado é o Sporting, o sentimento esvanece-se. Mais. Quando o prejudicado é o Sporting, colocando-se em causa a marcação de uma, duas ou vinte hipotéticas grandes penalidades, o caso muda de figura. A estatística não mente e diz-nos que um penalty a favor do Sporting é um lance tão perigoso como um canto que beneficia o Benfica – em mais de 100 cantos, o Benfica concretizou em golo contra o Leixões, ainda com Fernando Santos, e… em Alvalade. E só com números se abatem de rajada metade dos lances polémicos do derby. De qualquer forma, vamos a alguns deles.

O meu coração diz-me que o Vuk se fez ao penalty, que largou a bola para se deixar atropelar pelo Leo, que o Leo entrou à bruta, picado pela falta que sofreu momentos antes, que a estrutura física do Leo é incapaz de derrubar com o tronco seja quem for, que um gajo que há pouco mais de uma semana andou a disputar lances de cabeça com os calções do Koller… não pode ser levado muito a sério. O meu coração diz-me isto tudo, mas a minha cabeça diz-me que é penalty, ficando assim por assinalar um pontapé de baliza a favor do Benfica. Esteve bem o árbitro, ao dar a lei da vantagem.

No outro lance em que o Benfica reclama mais um pontapé de baliza a seu favor, esteve bem o árbitro. É clara a intenção de Purovic em colocar-se a jeito na relva de modo a que a bola fosse embater na sua cabeça, provocando assim um lance iminente de golovic. Novamente esteve bem o árbitro.

Aos 77 minutos, o Benfica é claramente beneficiado pelo árbitro. Paraty fez de Camacho e obrigou Maxi Pereira a recuar para lateral direito – fazendo com que este surgisse finalmente em jogo - e fez avançar Nelson para o balneário, zona onde se sente bem mais à vontade, e onde pode aplicar os seus reconhecidos atributos técnicos na zona intermédia do espelho. Um mestre da táctica, este Paraty!

Em relação à hipotética expulsão de Cardozo, deixem-me citar a maior referência de humor da imprensa portuguesa logo a seguir ao Nortada: o Tribunal do Jogo. Dizia um dos artistas que Tonel foi extremamente profissional na forma como deu sequência ao lance. Eu pergunto: existe forma mais subtil de chamar palhaço a um gajo?

Brincadeiras à parte, é justo que diga que na minha opinião o Sporting sai prejudicado pelo árbitro, o que não invalida que o resultado não tenha sido justo. Peço desculpa aos benfiquistas, mas não havia tamanho de letra mais pequeno.

Aguenta, não chora!

Em mais um passatempo idiota como só há neste blog, convidamos os nossos leitores a parodiar os queixumes das carpideiras de Alvalade.
Oferecemos uma vida no BnR Bet ao lamento mais bem listado de branco-baba e verde-ranho.
O vencedor será anunciado na sexta-feira, ainda a tempo de participar na próxima jornada.
Começo eu: «Ai, se o Dias Ferreira apitasse, não perdíamos um jogo.»

segunda-feira, março 03, 2008

Sobre o sorteio da Taça

Pareceu-me justo, o 1.º contra o 4.º, o 2.º contra o 5.º, com os mais fraquinhos a jogarem em casa. Lá vou eu ter de levar com o Pipirazzo (foi assim em todos os sorteios): «Dasse, vão jogar contra uma equipa de merda, enquanto nós temos um osso duro de roer.»

Os pequenos são sempre prejudicados contra os grandes

domingo, março 02, 2008

Mais uma vez, parece que temos de nos contentar com merdas que não interessam a ninguém

Conforme eu tinha dito ao profeta das enrabadelas, não havia razão para ele ficar chateado, porque o Sporting não iria ficar sempre em 4.º lugar.

O lado religioso do Boloposte

Ontem, fui a um baptizado. Foi uma coisa estranha para mim. Nunca tinha ido a nenhum, não sou crente, nem sequer baptizado sou, mas os pais da criança, num acesso de demência, fizeram muita questão que eu fosse o padrinho, e eu alinhei no sacramento.

Houve lá uma parte em que parece que eu tinha de fazer o sinal da cruz na testa da criança e... não resisti: os meus dedos, em vez da cruz, seguiram os contornos das letras SLB, que, nisto de religiões, cada um tem a sua, e a minha fé é muito forte.

Um estaladão de onde menos se esperava

Escrevo ainda com a cara a arder. Assisti, na RTP Memória, a um derby de 1994. Não sei por que carga de água o lagartão do programador achou por bem reavivar a memória de um tempo que os benfiquistas se esforçam por esquecer. Refiro-me ao tempo em que o Benfica era treinado por Artur Jorge. Bom, não interessa.

Voltando ao jogo propriamente dito, no Sporting pontificavam nomes como os de Luís Figo. Balakov, Sá Pinto, que são ainda hoje referências para os lagartos, treinados na altura por Queirós, enquanto no lado encarnado havia estrelas como o Abel Xavier, o Amaral, o Rui Esteves e, imagine-se, um 10 chamado Nelo, nomes que ainda hoje nos custam a pronunciar.

O jogo resultou numa vitória do Sporting, por 1-0, um golo do nigeriano Amuneke perto do fim, numa partida em que o Benfica acabou com 9, nada de especial. Mas a parte que mais me custou, revendo essa partida tantos anos depois, é que o Benfiquinha do Artur Jorge e dos seus pernas-de-pau tinha um fio de jogo bastante agradável quando comparado com este Benfica de Camacho. A equipa criou oportunidades suficientes para ganhar aquele jogo 3 vezes, e, mesmo em inferioridade numérica, terminou a partida em cima do Sporting, que suspirou de alívio com o apito final. Aquele Benfiquinha, não tenho dúvidas, golearia esta equipa de Camacho. E foi essa verdade, que eu não esperava, que tanto me doeu.