sexta-feira, outubro 30, 2009

Da fruta ao sal de fruta

Assim se agradece ao departamento de prospecção do Benfica a contratação do homem que tornou legal o golo do Belenenses.

Poucas migalhas de Braga

A propósito de «Paulo Bento forever»

Já cá se sabia, mas agora é oficial. Já tínhamos constatado que a validade das afirmações de José Eduardo Bettencourt era – mais coisa, menos coisa – de cerca de 15 dias (o que levará a que não demore muito até que se refiram a ele como José Eduardo Yogourt).

Vimos isso quando garantiu que não lhe passava pela cabeça candidatar-se à presidência e, depois, lá surpreendeu Pedro Souto. Rogério Gonçalves também viu a credibilidade do homem cair pelas escadas abaixo quando este lhe comunicou que, afinal, não contava consigo para a mesa da AG. Depois, confiava tanto na equipa que ganhou as eleições, que esperava ter o plantel fechado no dia da apresentação. Mais tarde, veio dizer que não se ia precipitar só para agradar a não sei quem, e manteve o plantel indefinido até ao fecho das inscrições. Não me lembro de todas as incoerências, mas num dia elogiava o FCP, no dia seguinte demarcava-se dos elogios. Num dia criticava o Benfica, no seguinte elogiava o Benfica, no próximo voltava a criticar. Num dia, o fundo de jogadores era uma vergonha, no dia seguinte já estava a tratar de fazer uma vergonha igual na casa dele.

Ontem, admitiu que a sua palavra tem pouco valor; que pode dizer o que quiser, que não se sente obrigado a honrar o que afirma; que há dias de manhã em que o que diz à tarde deixa de ser verdade à noite. Ser diferente é, também, nunca dizer igual.

Três bons cretinos à cata do nosso vintém

quarta-feira, outubro 28, 2009

«Mamã, olha agora sem mãos!»


Afirmei há tempos, não sei onde, que Jesualdo Ferreira era tão vaidoso, tão vaidoso, que era capaz de julgar que teve alguma influência nos três campeonatos que ganhou.

Hoje, motivado por um pequeno exercício de infografia que o Bau, leitor deste blog, nos enviou, não posso deixar de recordar umas declarações do treinador do FCP proferidas no início desta época. Dizia ele – quem se lembra? –, com essa injustificada bazófia que lhe apontei, que, depois de 4 campeonatos seguidos, era interessante ganhar o título sem derrotas (proeza que só o Benfica conseguiu), como se dissesse: «Eu sou tão bom, tão bom, que, neste ano, para me isto me dar alguma pica, vou ter de inventar umas fasquias mais altas. Ganhar é como lavar os dentes, mas neste ano vamos tentar segurar a escova com os pés, porque senão é aborrecido.»

Até parece que estávamos à espera destas declarações para ver um FCP no 3.º lugar, a precisar de erros de arbitragem para ganhar ao último, contrastando com um Benfica que, ele, sim, vai quebrando recordes atrás de recordes, assinando (até ao momento) a época que Jesualdo esperava estar a rubricar.

Normalmente, o que acontece a seguir a dizer-se «Mamã, olha agora sem mãos!», é, como todos sabemos, um «Mamã, olha agora sem dentes!».

Série A - 8ª Jornada e lançamento da 9ª

Ora, assim é que é: NON STOP. Acabamos uma e já começamos outra jornada.
Resultados da 8ª Jornada:


Destaque desta jornada para o embate entre o então 2º classificado, Banco da Mexicana e o 6º, Futebol à Lupa, com este a dar o tudo por tudo para entrar no top 5. O jogo quase não teve história, mas sim histería, tal foi a forma cruel como o visitante esmagou a malta que estava no Banco com os sombreros: 0-7. Limpos, rápidos, violentos e sem deixar vestigios.....à Mexico mesmo....

A tabela está com este formato:

Agora é hora de lançar já a 9ª Jornada, portanto aqui vai:


Comentem a 8ª e lancem já a próxima neste post.

Dead line para a 9ª Jornada é o mesmo de sempre: 4ª feira - 23.59h.

Série B - 8ª Jornada e lançamento da 9ª

Na Série B, cada vez é maior a confusão. Vamos aos resultados:

Destaque para o jogo entre o líder e campeão em título Futeblog SAD e uma das sensações da prova, o então 4º classificado Humanifesto. O visitante reclama uma paragem longa o que fez com que não comparecesse adiando o embate para a segunda fase, se lá chegarem os dois......

Nota para nova derrota do crónico/eterno/assumidamente candidato, o Sporting '06 que já vai na 13ª posição, embora apenas a 3 pontos da zona de apuramento.....ah ganda série!

Igual destaque para o insólito, que aconteceu no Insurrectódromo, onde a equipa da casa alinhou com apenas 3 jogadores e........venceu por 3-0.......porra! Nunca dantes visto...........e não sei se veremos de novo.......

A confusão total tomou conta da tabela:

Sem tempo para descansar, já aí está o quadro de jogos da 9ª Jornada.

Portanto, no flash interview, comentem a 8ª e postem a 9ª. Toca a trabalhar. Dead line para a 9ª Jornada é o mesmo de sempre: 4ª feira - 23.59h.

Série C - 8ª Jornada e lançamento da 9ª

Na série C os resultados escreveram-se desta forma:

Nesta Série o destaque vai naturalmente para a recepção do então 2º classificado, o Geo_Aljezur à "Famiglia Ndrangheta", em 4º na tabela e o saldo foi uns aterradores 0-5. Há quem diga que houve pressões e cartas intimidatórias durante esta longa paragem, mas Omerta' parece ser a palavra de ordem, quer de um lado, quer do outro.

Nota para o bate boca entre o JJ das Livrarias Virtuais e o Machado da outra galáxia antes do jogo e que gerou um gesto de mão cheia do Livreiro Virtual na direcção do banco adversário. Esperamos a explicação do vencedor no flash interview, certos que quereriam apenas significar que a linha defensiva deveria passar a jogar com 5 elementos....
Nota também para o 3º ponto conquistado pelo fantasma do Visconde que ainda não sentou o cú na prova e não é o menos pontuado das 3 séries......há quem defenda que a birra compensa.

A tabela está com este aspecto:
Sem mais demoras, lançamos já a próxima jornada, portanto quando forem ao flash interview lancem já a equipa, ou então quando lançarem a equipa dissertem sobre a jornada.


Dead line para a 9ª Jornada é o mesmo de sempre: 4ª feira - 23.59h.

segunda-feira, outubro 26, 2009

À prova de gatunagem

Imperturbável. A equipa aguenta que se conceda o empate ao adversário em fora de jogo. A equipa aguenta que lhe anulem golos limpos. A equipa não deixa alternativa a um árbitro que vinha com instruções precisas senão virar o bico ao prego, começando a oferecer penalties e a expulsar adversários na tentativa de tirar mérito a mais uma vitória incontestável. Meus amigos, este ano até podem vender o Hulk por 100 milhões e gastar tudo em fruta, que o golpe é infrutífero. Depois de Azenha, Machado aviado. Who's next? Domingos? Paciência.

Esta B-shirt pode ser tua por 1 euro


Quem é que não tinha saudades de um passatempo idiota?

Pois muito bem, chega-nos hoje finalmente às mãos o primeiro exemplar desta B-shirt. É preciso confirmar o tom de azul, o que havia disponível não é exactamente igual ao pedido, mas é igualmente bonito. Depois actualizo a foto.

Como havíamos previsto, a camisola com 3 estampagens (peito, costas e etiqueta) não fica barata (25 euros, já com entrega postal), pelo que tratámos de inventar um passatempo que pusesse o trapinho a um preço simpático. Que tal 1 euro por esta coisa linda?

Então é assim:

  • Durante esta semana, vais poder tentar acertar em todos os resultados da 9.ª jornada da Liga Sagres.
  • Cada palpite (de 8 resultados) custa 1 euro (e uns míseros cêntimos).
  • Quem acertar em mais resultados (nota que não é preciso acertar em todos, só tens de superar a reduzida concorrência) fica com a camisola.
  • Podes enviar quantos palpites tu quiseres (por exemplo, se o teu homebanking te obrigar a transferir um mínimo de 5 euros, podes concorrer com 5 palpites).
  • Em caso de empate, far-se-á na jornada seguinte uma finalíssima entre os gajos empatados. Cada um dos empatados tem direito a um número de palpites gratuitos igual ao número de palpites que pagou na jornada anterior. No entanto, cada um é livre de reforçar a sua aposta com quantos palpites quiser comprar.

Se, ainda assim, se verificar um empate, não se adia a decisão para uma próxima jornada. Os critérios de desempate serão os seguintes:

1 – Número de golos dos scores exactos
Acertar num empate a 3 bolas será mais valorizado do que acertar num empate a zero. De igual modo, um 1-0 vale menos que um 5-0. Mas um 3-1 vale o mesmo que um 2-2 ou um 0-4. Percebe-se?

2 – Maior número de palpites
Desculpem lá, mas é justo que o gajo que empatou mais dnheiro no concurso tenha direito a ficar com a camisola. Está bem, a tua proeza de acertar nos resultados todos com um único palpite é estrondosa, mas foi graças aos 7 palpites do outro que o concurso não deu prejuízo. Temos de valorizar isso.

3 – Ordem de inscrição
Para acabar com as tosses, se a coisa não se resolver antes, fica com a camisola o gajo que primeiro tomou a decisão de se meter nisto. Podes ter uma ideia da tua posição neste ranking pelo preço personalizado do teu palpite: se fores o primeiro a avançar, o teu palpite custará 1,01 euros. Se fores o vigésimo, o preço será de 1,20 euros.

Prémio de consolação
Os derrotados, se quiserem muito a camisola, podem adquiri-la pagando apenas o que faltar para o seu preço habitual. Por exemplo, se tiverem perdido 7 euros em palpites infelizes, podem meter mais 18 euros e ficar com o trapo.

Posto isto, se percebeste tudo e estás decidido a avançar, eis o que tens de fazer:

  1. Deixar na caixa de comentários deste post o(s) teu(s) palpite(s).
  2. Mandares um mail para boloposte@gmail.com a dizer que és o autor do palpite tal, para eu te dar o NIB e confirmar contigo o preço personalizado do palpite. Isso permite-me associar o pagamento à pessoa certa.

(Os palpites sem pagamento confirmado antes do início da jornada não serão considerados. Há gajos que ainda não pagaram o BnR Bet da época passada nem o CNB deste ano, estou farto de borlas.)

Como isto é inteiramente transparente, também vou participar no concurso, a ver se o prémio fica em casa. Fica aqui o meu palpite também para servir de exemplo, mas será o último em termos de factor de desempate por ordem de inscrição.

FC Porto-Belenenses = 2-0
Sp. Braga-Benfica = 0-3
P. Ferreira-U. Leiria = 2-0
Naval-Leixões = 1-1
Olhanense-Rio Ave = 2-1
Nacional-V. Setúbal = 3-0
Sporting-Marítimo = 0-1
Académica-V. Guimarães = 0-1


PS – O trapinho, ao vivo, é bonito à brava:



O cãopeão não mete medo a ninguém

A gente vê a dificuldade que o "supersumo" do futebol português teve para bater o colosso cipriota, vê que, sem ajudas da arbitragem, teria sido impossível vencer em casa o último classificado da Liga Sagres, e percebe que, por mais alto que Fucile ladre que é o FCP que pratica o melhor futebol, cão que ladra não morde.

domingo, outubro 25, 2009

É só para avisar que...

... amanhã há passatempo idiota. E, como a ordem de inscrição pode ter influência no resultado, é para que saibam.

terça-feira, outubro 20, 2009

Série A - 8ª Jornada

Já não era sem tempo!

De regresso o CNB, bora lá arregaçar as mangas e largar este ócio madailista.
Jogos para a 8ª jornada:

Para os mais esquecidos, cabe-nos relembrar que o dead line para factor casa continua o mesmo de sempre: 4ª Feira 23.59h.

Toca a postar.

Série B - 8ª Jornada

Toca a acordar, ó people da série c.

Olh'ó joooooooooooooogo fresquinho!


Psssst, é só para relembrar os mais esquecidos, que o dead line para factor casa continua o mesmo de sempre: 4ª Feira 23.59h.

E agora olha.....desenmerdem-se: 11's para a relva!

Série C - 8ª Jornada

Regresso ao trabalho. Jogos da 8ª jornada:


Para os mais esquecidos, cabe-nos relembrar que o dead line para factor casa continua o mesmo de sempre: 4ª Feira 23.59h.
Toca a postar.

Oh!

Toda a lusofonia está boquiaberta com o único jornal que não «sabe o que é ser invencível».

O playoff do playoff

Portugal discutirá uma vaga no Mundial com o vencedor da partida Bósnia-Herzegovina.

segunda-feira, outubro 19, 2009

Série A - 7ª Jornada

Raios partam estas paragens para taças e tacinhas, procurar south africas e playoff's no google e mais não sei o quê. É todos os anos isto! Dasse!


Bom, vamos lá ao que interessa, os resultados da 7ª jornada que provavelmente muitos já esqueceram....uns pela longa paragem, outros porque preferem assim:


Barrigada de golos, de novo. Muita mexida na tabela. Como destaque da jornada não hesitamos em eleger o estranho caso do benZémin Bittaiton.....e o encontro que opunha ambos os 1º classificados, o de trás para a frente e o da frente para trás. Entrou o Zé no Estádio do Povinho de peito feito, crachá de "Mr. Invicto", uma blusa caqui de cetim suave com gola de malha arejada Alves/Gonçalves, calça em seda natural com estampados suaves J.A. Tenente, jaqueta de tule com motivos discretos Buchinho, cachecol Caxemira fuccia Xiomara e sapato raso recortado de pele natural M. Vieira. Acessórios Fátima Lopes e pochete Louis Vuitton. Foi um belo desfile do até então Invicto e toda a bancada aplaudiu no final todo o Glamour, enquanto em campo a raça do Povo cravava 6 bandarilhas no lombo do Insurrecto e vencia pela primeira vez na história desta prova: OLLLLÉ.


E agora meus caros, toca a comentar.

Série B - 7ª Jornada

7ª jornada na Série B e............."let's look to the treila".....



Mais uma barrigada de golos e mexidas na tabela.

Como destaque da jornada não poderíamos deixar de seleccionar o jogo do eterno e crónico candidato e também do mais interventivo comentador do CNB, o Paulo Bento da nossa prova....Sras. e Srs. ele mesmo: O Mário Rui Oliveira e o seu Sporting '06 que mais uma vez claudicou, em casa, e de goleada, ante a um modesto Red Glock que luta pelas bolhinhas de ar escassas lá do fundo da tabela. 1-4 ditou a placa final. Lenços brancos no Zeistalaxia I-IV, mas sabemos de antemão que o presidente José Eduardo Bestacurtta considera o Mário Rui parte total deste projecto, pelo que o blogueiro está de pedra e cal.



O quadro ficou com estas cores:





E agora lamentos não levam a nada. Comentem e critiquem aqui mesmo na conferência de imprensa.

Série C - 7ª Jornada

Série C à escuta. A jornada 7 apresentou o seguinte quadro de resultados:



Muito jogos intensos e entre equipas com posições muito próximas na tabela, mas também aqui seleccionamos um jogo onde o então líder optou por fazer rodar uma 2ª leva de artistas e deu-se mal com o circo. 7-2 foi o resultado com que o Força Mágico SLB encravou o Geo_Aljezur e o retirou da liderança enquanto dava um saltinho de 4 posições na tabela, que ficou com este aspecto:

Nota para o 2º ponto obtido pelo Visconde.....Muito bom!!!



E agora, já sabem, metam lá os bonés da empresa que vos patrocina e cheguem-se aos micros.

The grass is always greener on the other side of the 2nd Circular

À atenção do pessoal do CNB


É deste pote dourado que andamos à procura no Campeonato Nacional de Blogs. O blog que tiver a ventura de adivinhar um momento destes recebe – de todos os blogs que se encontrarem em prova na altura – o equivalente a uma inscrição. Ou seja, neste momento (e até ao fim da primeira volta), estamos a falar de um jackpot de 470 euros. Ponham-se a escolher o Preud'Homme e o Armés, ponham, depois digam que têm azar. Shit happens.

sexta-feira, outubro 16, 2009

Voz do povo, voz de Dios


Para ti, que vais torcer pela Argentina no Mundial e não tinhas traje para esse ultraje. E ainda dá para mandar uma boca a quem achar que não podes torcer por quem quiseres como o Liedson e os outros.

PS – Se preferires torcer pelo Brasil, também se arranja:

terça-feira, outubro 13, 2009

Parabéns, estás despedido

Imagina que o teu patrão te tinha estabelecido um objectivo profissional. Imagina também que o deadline para isso se aproxima. E agora imagina-te confrontado com esta situação: se alcançares o objectivo, és despedido; se o falhares, manténs-te no cargo. É do caraças, não é?

Quem pode estar nessa situação é Carlos Queirós. Ainda todos nos lembramos de uma curiosa leitura política das recentes Legislativas que considerava que quem ganhou as eleições... perdeu, e que quem as tinha perdido é que tinha ganho, certo? Acontece o mesmo com o seleccionador nacional: mesmo que venha a triunfar sobre Malta, mesmo que vá ao playoff como cabeça-de-série e mesmo que consiga o apuramento para o Mundial, Queirós já perdeu. E a única maneira que tem de continuar ao serviço da selecção é... não ganhar os próximos jogos.

Não, as contas não se fazem no fim, as contas fazem-se de antemão. Esta fase de qualificação foi uma miséria, e ir à África do Sul sob a liderança deste infeliz é ter a certeza de que seremos dobrados no cabo das Tormentas. Portugal precisa de boa esperança. E essa só virá com um novo seleccionador.

Não há fumo sem fogo, e não é por acaso que a imprensa espanhola fala nesta estapafúrdia possibilidade. Há, na FPF, quem queira ver Queirós pelas costas, isto é um dado oficial. Aragonés não entusiasma ninguém deste lado da fronteira, mas é uma ideia que tem os mesmos traços genéticos da que um dia nos trouxe Scolari: não é um campeão do mundo, mas é o campeão da Europa, e isto deve chegar para quem tiver de justificar a decisão.

Por outro lado, há neste momento uma guerra entre a FPF e o Real Madrid por causa do CR7/9. O Real, como todos sabemos, não pode ver Queirós nem pintado desde que este lhe estampou o Ferrari. Digamos que é mais um a fazer força para empurrar Carlos para Manchester. E se, para o lugar deste, entrar um espanhol, tanto melhor. Se é uma questão de dinheiro, digam, que o tio Florentino passa já o cheque.

Pronto, está bem, o dinheiro não vem de Madrid. O dinheiro vem do apuramento. Queirós apura-se e fica em apuros: há dinheiro para lhe pagar a rescisão. E, se estamos todos de acordo em dispensar o pé-frio, já nos dividimos quando toca a escolher o sucessor.

E é aqui que a FPF perde uma oportunidade de ouro para tornar Portugal um país especial, sendo o único no mundo em que o seleccionador nacional é eleito pelo povo, porque o futebol aqui é uma paixão realmente popular. Os interessados no cargo candidatar-se-iam, fariam campanha, e os sócios do Clube Portugal (houve uma campanha publicitária assim, não houve?) teriam voto na matéria. O presidente da FPF teria menos um foco de contestação, porque o país teria o seleccionador que o país escolhesse. Era uma jogada de marketing fantástica, que seria notícia em todo o lado, para além de que Portugal estaria sempre bem servido de treinadores, porque, tirando a Juve Leo, que veta o Mourinho e apoia o Paulo Bento forever, até somos um povo que percebe um bocadinho desta merda. Assim, seria realmente a equipa de todos nós, num momento em que muitos de nós, muito naturalmente, até se afastam da selecção dos naturalizados.

segunda-feira, outubro 12, 2009

Benfica ganha autárquicas também


Se me pusesse aqui a fazer comparações arrevesadas ao estilo de Bettencourt, diria que o prestígio do Benfica, via presença de Vieira na comissão de honra de António Costa, permite vitórias eleitorais, enquanto o do FCP perde em duas frentes – Elisa Ferreira alicerçou a sua campanha no Porto no diferendo que Rui Rio tem com os dragões; Pinto da Costa fez uma perninha em Oliveira de Azeméis tentando atrapalhar os intentos do presidente da Liga – e um ex-presidente do Sporting bate um recorde negativo histórico, assinando a primeira derrota de uma coligação de direita na corrida à CML, e com maioria absoluta para o vencedor, que nem concorria coligado com ninguém. E isto ao mesmo tempo que a empresa do paineleiro lagarto Rui Oliveira e Costa voltou a meter água nas previsões. Falando de paineleiros, um afecto ao Benfica ganhou a câmara de Sintra com goleada, um afecto ao FCP discutiu com um outsider (um independente) o segundo lugar e quedou-se pelo terceiro em Matosinhos. Um jogador do Sporting quase ganhou, quase, mas perdeu mesmo. Igualzinho à realidade futebolística, não?

domingo, outubro 11, 2009

Serviço público

Há um blog que nos presta, a todos, o inestimável serviço de transmitir, sem cobrar por isso, muitos jogos de futebol a que só subscrevendo um canal de TV codificado poderíamos ter acesso. Sem surpresa, o Blogger acaba de cortar-lhe o pio, depois de «queixas repetidas» por parte dos chupistas. A solução passou por mudar o endereço. Como a plataforma continua a ser a do Blogger, o mais certo é, daqui a algum tempo, repetir-se a situação. Até lá, aproveitem o serviço público do Futebol Online. O BnR B tentará ter, ali na barra da direita, um banner com o link actualizado do blog. Obrigado, Futebol Online!

sexta-feira, outubro 09, 2009

Querem reformar o Boloposte

Primeiro, é o Benfica, a sua direcção, o seu treinador e o seu plantel que não me dão motivos para os maldizer, agora são os lagartos que cascam neles próprios com uma classe que até me envergonha... E eu fico sem assunto, claro que fico sem assunto, vou fazer o quê? Posts de mulheres nuas, não? Como se eu fosse capaz...

quarta-feira, outubro 07, 2009

Olhò sintoma fresquinho!

Digamo-lo com frontalidade: o homem até nem começou mal. Ao deparar-me com o título “Ser sportinguista é freudiano”, e pesando a ambiguidade da afirmação, fui tentado a pensar “Salve! O Sousa Tavares deixou o uísque!”. Não sei se deixou ou não. Mas desconfio de que não.

O texto de hoje prima pela coerência. Não do texto em si. A coerência de MST – ao longo dos anos nunca foi menos burro, menos rigoroso, menos parcial (também não se lhe pedia, evidentemente) ou menos parvo. A nível da coerência, não desaponta, portanto.

(Entretanto, acabei por não perceber o que é “ser freudiano”... a minha humilde interpretação é a seguinte: MST queria dizer que ser sportinguista é ter um distúrbio de personalidade passível de ser explicado por Freud. Mas adiante. Teria muito mais graça se “ser [...] freudiano” significasse, de facto, ser defensor de Freud! Imaginem as analogias possíveis se “defender o sportém” equivalesse a “ser discípulo do doutor Zigmund”. Meu deus, todo um novo universo surgiria perante mim... Mas afinal foi apenas uma expressão da banalidade intelectual de MST, ele próprio.)

Saltando a parte referente aos excursionistas, ao longo da qual Tavares esperneia convulsivamente, aqui e ali, contra o Benfica, chegamos ao segundo parágrafo. E é extraordinário – quem, como eu, lê o Tavares sabe que isto é verdadíssima! – observar a decadência, passe o eufemismo, literária e pensante do autor da miserável prosa. De linha para linha, juro, sinto o aroma do irish whiskey cada vez mais presente. Claro, isto tem maus resultados.

Assim, chega-se onde? Lá está, ao parágrafo do Benfica. E é aqui que a comédia ganha nova vida. MST fala do Benfica em Atenas. Ora, como MST leu o texto “Euforias”, não quis, como se compreende, ser incluído em qualquer dos grupos de doentes a que aludi. Ou seja, MST ficou vazio de argumentos. Ou seja, teve de recorrer à sua arma mais treinada e letal: a ignorância.

Miguel Sousa Tavares pegou no suposto argumento do ranking da UEFA para dar a bicada do costume. Diz ele assim: “Se olharmos a relação entre os pontos ganhos na UEFA e as participações havidas, o Benfica é de longe o maior beneficiário... do esforço alheio.” Ele diz mais coisas, mas eu agora também tenho meia dúzia para lhe dizer: Miguel Sousa Tavares, o doutor, para além de ignorante, é mentiroso e estúpido. E não o digo só porque estou em altas de Bushmills, entenda. Não. Eu consigo mesmo argumentar recorrendo a factos.

Vejamos, o Benfica é o 19.º classificado do ranking da UEFA, com 56.1924 pontos. O FC Porto, melhor ranking português, é 17.º (uma diferença estrondosa, como pode ver-se), com 62.1924. O Braga (43.º, 38.1924 pontos) e o Sporting (29.º, 48.1924) que também são mencionados no texto pelo soutor, estão, como pode constatar, bastante atrás do Benfica. Aproveito para acrescentar que se Portugal ocupa o 9.º lugar do ranking da UEFA (para o qual me borrifo – não, não me enche de orgulho ter lá 7 equipas para 4 serem despachadas à primeira pré-eliminatória) é, em boa parte, graças aos 34.1166 angariados pelo Benfica entre 2005 e 2007, bem como aos 17.3570 amealhados pelo folcuporto o ano passado. *

Agora que me expliquei num português substancialmente mais claro e fluente que o seu, recorrendo a dados e factos concretos em vez de manias ou delírios, gostaria de terminar o texto com rigor. É por isso que não lhe traço um diagnóstico imediatamente – não é fácil: junta-se paranóia com alcoolismo e torna-se complicado chegar a uma conclusão. Além disso, não sei se não haverá em si algo que Freud pudesse também explicar. Afinal de contas, há fixações que são claramente do foro psicanalítico.

(* estes dados podem ser confirmados aqui: http://www.zerozero.pt/ranking_uefa.php?por_pais=0&epoca=139&coef=0)

(Com o patrocínio do Dianabol)

terça-feira, outubro 06, 2009

Estás a perder faculdades, velhote

Estou cá desconfiado de que este se está a entregar aos braços da senilidade. Aqui há uns tempos, fez questão de recitar publicamente o único poema que sabe de cor, não foi? Esqueceu-se de que o mesmo número apresentado muitas vezes não tem o efeito da primeira vez. Depois tentou bicar o Benfica agradecendo a descoberta de Falcão. Ora, quando vemos que o único jogador que faz sorrir Pinto da Costa não seria titular neste Benfica, fica quase tudo dito a respeito da valia das duas equipas. E o que faltava dizer a este respeito foi dito agora, com mais uma pérola de fina ironia que acaba por entrar na própria baliza. Pinto da Costa reconhece que o Benfica não é deste campeonato, pelo que se resigna a lutar pela segunda posição com o Sp. Braga, visto que o Sporting parece estar com dificuldades neste particular objectivo de Bettencourt. É uma agradável e sintomática sequência de tiros no pé por ricochete.
Finalmente, o lampião acha-te gracinha à ironia, não pares, não morras agora!

segunda-feira, outubro 05, 2009

Respect

Havia aí muita alminha a afiar a moca para este jogo, esperando que significasse o fim da pré-época, uma sementinha deitada à terra na Grécia e regada com a ausência de Aimar, Di María e Maxi Pereira. Temos pena. Foi-se embora o Verão, veio a chuva, e a pré-época continua.

Esta jornada teve ainda o condão de facilitar os termos de comparação a Bettencourt, que ainda ontem andava a fazer cálculos rebsucadíssimos, cotejando o triunfo do Sporting sobre o último classificado da Bundesliga com a derrota do Benfica contra um adversário que havia levado 4 batatas do Everton. Pois muito bem, 4 batatas foi quanto o Belenenses levou em casa no jogo frente ao adversário-vencido-do-adversário-que-perdeu-por-4 batatas-contra-o-Everton, o mesmo Belenenses que foi empatar a Alvalade. Por outro lado, o Benfica foi buscar 3 pontos a um terreno onde o FCP havia ganho 1, FCP que havia conquistado os 3 pontos na partida com o Sporting. Isto são contas muito complexas, mas que Bettencourt já terá sabido fazer.

Um agradecimento sincero

Quero agradecer do fundinho do coração, e sem ponta de ironia, a todas as osgas que foram na cantiga deste pateta e lhe deram o seu voto no recente acto eleitoral.

Mais quero agradecer ainda muito especialmente àqueles que lhe deram força para se candidatar quando ele era ainda uma carta fora do baralho e eu estava longe de saber que não jogava com o baralho todo. Entre os 90% que o elegeram, alguns foram ao engano e estão hoje arrependidos. Mas esta iluminada minoria que o convenceu a avançar conhecia-o, sabia do que ele era capaz e, mesmo assim, não hesitou em apontá-lo como líder. É para estes o meu reconhecimento maior.

Quero agradecer também àqueles que tiverem a bondade de deixar este homem cumprir o seu mandato até ao fim. E quando digo «até ao fim», refiro-me ao «fim do clube», que, a este ritmo, acontecerá antes do «fim do mandato». A todos, o meu muito obrigado.

Comovido, a rir até às lágrimas, deixo-vos a última pérola do jebo. Sem comentários.

"O fundo de investimento do Benfica é uma vergonha, em que se avaliam jogadores como o Javi García em 17 milhões de euros e juniores que ninguém conhece em 5 milhões. Com metade do orçamento ficámos quatro anos à frente do Benfica. Com muito menos dinheiro investido, com muitas menos condições, conseguimos sempre ficar à frente de uma equipa que investe muito no seu plantel, todos os anos. Temos metade do orçamento dos nossos rivais mas, continuamos de cara lavada e com a nossa dignidade intata", salientou.

Na mesma linha de pensamento, o responsável leonino elogiou a estratégia de gestão do Sporting. "É extraordinário como ainda existe um Sporting com esta força depois de anos e anos a brincarem connosco e a termos diferentes apoios dos outros clubes. Mantemos sempre a mesma postura correta no futebol. Isto incomoda muita gente. A equipa sofre muito desde que começou esta época, pois sentiu, desde muito cedo, a pressão da onda que nasceu em torno do Benfica. Não é um problema de treinador nem de atitude. É um problema de cabeça, pois existe uma vontade enorme de contrariar aquilo que tem sido dito", afirmou.

Numa clara alusão aos desempenhos de Sporting e Benfica na Liga Europa, Bettencourt socorreu-se das estatísticas para realçar a vitória dos leões, lançando mais uma indireta aos encarnados. "Foi a primeira vez que ganhamos a uma equipa alemã. Um conjunto que lutou até à penúltima jornada pelo título alemão, mas que toda a gente diz que não joga nada. O Everton ganhou 4-0 ao AEK de Atenas, mas os gregos é que têm uma grande equipa", sentenciou.

Por fim, José Eduardo Bettencourt lançou um sério aviso aos responsáveis do clube. "Há alguns sportinguistas que se acham grandes protagonistas e que têm as soluções todas para o Sporting. Posso garantir-lhes: não têm. São os sócios que fazem do Sporting aquilo que ele é atualmente. Espero que alguns comecem a ter vergonha na cara e que se deixem de armar em salvadores, porque salvadores são aqueles que, de uma forma silenciosa e invisível, dão o seu apoio a este clube", reiterou.

(A pedido de várias famílias, sem que eu perceba muito bem para quê)

Image Hosted by ImageShack.us

Envie esta petição a 15 amigos e, durante 15 dias, vamos mostrar o que é ser adepto e simpatizante incondicional da nossa Selecção.

Por Portugal.

sexta-feira, outubro 02, 2009

Eu foria, tu forias, ele foria... vão-se forer!

Eu estava com as barbas de molho na aquacultura, mas queria aqui relembrar àqueles que ontem foram apitar para o Marquês que esta aposta se mantém e que nunca foi tão fácil ganhar 100 euros. A menos, claro, que também não tenham dúvidas sobre quem fará a festa no fim.

Euforias

Que delícia! É sem surpresa mas com grande regozijo que os benfiquistas assistem hoje àquilo a que os pobres usam chamar de “euforia esquizofrénica”. Não pretendo aqui corrigir os que o fazem, muito menos aconselhá-los a uma leitura atenta sobre a ciclotimia. A nomenclatura importa pouco nestas questões, o que interessa é mesmo a ideia.

E a ideia com que hoje fico é que, de facto, os adversários do Benfica estão mesmo com medo – e não se confunda medo com pânico. Eu disse “medo”. A quantidade de posts e comentários que se podem ler um pouco por toda a blogosfera acerca da primeira derrota significativa (a de Poltava foi um jogo-treino) do Benfica esta época ilustra bem o estado de espírito das duas unidades de internamento: “o Benfica não presta, eh eh, iupi!, estamos tão contentes”.

Que os maluquinhos excursionistas se comportem deste modo, eu até entendo. Está-lhes no sangue. E nas vozes que, lá dentro daquelas cabeças, lhes sussurram “odeia o Benfica, tu odeia o Benfica, filho, nada no mundo importa mais do que odiar o Benfica, odeia, odeia odeia odeia odeia odeia...”. Acresce que ontem a turminha conseguiu uma assombrosa exibição e uma retumbante vitória, o que, naturalmente, empola as emoções.

Já dos pacientes da outra instituição eu estranho um pouco uma reacção tão empolgada. Não é costume. Dantes, quando o Benfica perdia, limitavam-se a sorrir ou, em finais de época, a ignorar e a preparar a pré-época. Mas hoje é diferente. E, deixem-me que vos esclareça, não somos nós, benfiquistas, a acharmo-nos importantes. Não, foi um jogo normal, fraquito, perdêmo-lo. Acontece. Agora, que vocês nos dão uma importância desmedida (para não dizer “do caralho”), isso é inegável. Até um tropeção vira motivo de festejo.

Não vou aqui traçar diagnósticos, decerto tendes quem vos acompanhe. Mas aconselho prudência, já que, se do lado benfiquista a serotonina está nos níveis normais, já estes dois grupos parecem inspirar necessidade de administração de lítio. É que à hipomania segue-se, segundo os vossos sintomas, a distimia. Eu, no vosso lugar, não interrompia a terapia.

(in Dianabol)