domingo, janeiro 31, 2010

Genialdo

«Genial, professor, genial! Essa de no final do encontro dizer com todas as letras aquilo que se passou nos bastidores como se tivesse sido o que se passou no relvado foi de génio! É gozar com a cara deles mesmo debaixo do nariz, é espectacular. Eu já sabia que o professor era um génio, mas esta é fantástica! Espectáculo, pá, espectacular. Tá, professor, um abraço, até logo.»

Tenho de ter cuidado com o que desejo

Ainda andei à procura do post, mas não o encontrei. Lembro-me, quando este ingrato deixou o Benfica, de lhe ter desejado toda a sorte do mundo com um tradicional anglo-saxónico «parte uma perna». Não estava a ser irónico, era mesmo o que lhe desejava. E continuo a desejar: olha, rapaz, que assines um dia pelo Sporting. E que nunca deixes de receber convocatórias destas para os mundiais e europeus. E que o próximo jogo contra a pobreza em que participes seja porque estás num clube com salários em atraso. Não sou má pessoa, não desejo mal a ninguém, mas... tu também não és ninguém.

sábado, janeiro 30, 2010

Cardozo a treinar com pesos nos tornozelos, já!

FC Porto levado ao cólon

O cólon é toda a parte do intestino grosso compreendida entre o cego e o recto (o cego é aquele que não vê que os adversários do FCP não fizeram penalty, não jogaram com a mão, não se atiraram para o chão na área de Helton, e o recto, como sabem, é aquele senhor que pugna pela verdade desportiva, que pede apitos encarnados e que nunca a justiça conseguiu provar que é corrupto), sendo responsável pela absorção da água das fezes, tornando-as consistentes. Ou seja, esta equipa portista é uma merda, farta-se de meter água, e é justamente aquilo que compreendemos que se passa entre o cego e o recto que lhe dá consistência. Mas todos sabemos onde isto vai acabar, certo?

As coisas, de facto, já não são como eram

Este não terá dito «genial, presidente, genial».

sexta-feira, janeiro 29, 2010

15 pontos

Pelos vistos, não enfraqueceram suficientemente o Sp. Braga para encurtar distâncias.

Nem só de fabrico próprio vive este blog

... e também fazemos a devida vénia quando encontramos uma cena fabulosa, como esta do Henricartoon:

Assim, sim

A edição de hoje do jornal A Bola é provavelmente a melhor dos últimos anos. Na página com o número que o Sururu não me disse, aparece este naco de prosa (cliquem para aumentar) ilustrado espectacularmente. Descontando o facto de a imagem já ser velhinha e glosar uma situação que já é passado, notem como é possível um jornal nacional fazer a devida vénia àquilo que catrapiscou noutro lado, mesmo que esse outro lado seja um blog manhoso como este. Embrulha, i, que não se pode ser um jornal de referência sem se fazer referência ao sítio onde se foi pilhar uma cena fabulosa.

E, para fazer inveja ao i, e para dar um sinal à imprensa de que vale a pena citar o BnR B, vamos fazer um concurso em que não pediremos dinheiro às pessoas. Para se inscreverem, devem mandar uma foto desta página da edição de hoje do jornal A Bola, com o vosso nick manuscrito sobre o texto. Depois logo penso nos moldes do concurso, mas a qualificação é só para quem fizer isto. O prémio pode ser uma B-shirt com o logo sopapo.pt.

Luta pelo 2.º lugar ao rubro

quinta-feira, janeiro 28, 2010

O outro jogo das estrelas


Joga-se a segunda ronda de pontapés na bola aqui daquele meu jogo que vale uma b-shirt. Para quem não se lembra, eu estou a jogar contra O Resto do Mundo. Isto é, qualquer um pode chegar-se à frente e tentar sacar-me a t-shit fazendo o golo. Na ronda anterior, o Rui10Costa saiu com a bola e acertou o primeiro passe, tendo a minha equipa ficado descompensada. Por aí fora seguia Rui, o Maestro, com tudo para fazer golo, e eis que um pedaço de relva lhe atrapalha a jogada – fizeste-me lembrar o Patrício... A bola perdeu-se no ponto B e agora a minha equipa vai tentar o contra-ataque.

Com a bola em B (tal como a figura ilustra), eu tenho de lhe dar três pontapés até ficar na cara do golo. Como aqui não vale futebol directo, vou ter de fazê-la passar pelo Aimar (em D) e, depois, optar por abrir no Maxi Pereira (em A) ou endossar a redonda para o Di Maria (em F). Qual deles o pior para tirar o cruzamento... Dou no argentino, que o paraguaio deixa-me muitas dúvidas: jogo para F. Como este jogo tem regras e muita disciplina, o Angelito que nem pense em rematar: o Tacuara espera pelo esférico em C. Em este lhe chegando, já se sabe: Óscar fará o que melhor sabe e tratará do fuzilamento do keeper adversário.

Temos assim organizada a minha jogada:

B: U. Leiria – Olhanense:1
D: Nacional – FC Porto: 2
F: V. Setúbal – Rio Ave: 2
C: Naval – Belenenses: 1

(aposta de ressalto – H: Leixões – Marítimo: 2)

Quem quiser chegar-se à frente e roubar-me a bola em B, deve deixar a sua aposta nesta caixa de comentários e enviar um email para boloposte@gmail.com, deixando lá o seu sangue e suor sob a forma de 2 euros (receberão instruções por email). Porquê 2 euros? Porque irão disputar a bola comigo no B. Se a ganharem, é só correr para a baliza e chutar do E (Benfica – Guimarães... isto é um penalty, meus amigos...). Não custa nada.

Não esquecer: como a bola é disputada por ambos em B, há a possibilidade de ambos os jogadores pontapearem a atmosfera. Nesse caso entra em acção o factor sorte – quem é que ganha o ressalto? Para tal, devem deixar a aposta suplementar, a H: Leixões – Marítimo.

Em síntese, a vossa aposta deve obedecer à seguinte ordem:

B: U. Leiria – Olhanense (só vale X ou 2, uma vez que o 1 já é meu)
E: Benfica – Guimarães

+

H: Leixões – Marítimo (só vale 1 ou X, o 2 já é meu)

Quem é que me tira a bola?

Taça da Boa Vontade (2)


Prossegue esta partida. A bola foi lançada em jogo como se de matraquilhos se tratasse, tendo o !nsurrecto sido mais rápido e, mercê de ter acertado na vitória do Sporting frente ao Nacional, é ele quem está na posse do esférico. Aí vai ele, no centro do terreno, cabeça levantada, tem um homem solto na esquerda, na posição B (Naval-Belenenses), e um companheiro a pedir-lhe a bola na direita, posição G (P. Ferreira-Académica). Para onde chutas, ó papa-concursos? O RUI10COSTA tem de esperar para ver para onde vai ao bola e meter o pé nas sobras. Ambos devem ir à bola no caso de esta ressaltar para H (Leixões-Marítimo). Se ninguém acertar, a bola regressará a D na próxima jornada, sendo a primazia de quem for mais rápido a postar.

quarta-feira, janeiro 27, 2010

Aimar multado por simular penalty

Pinto da Costa vai ser multado por simular corrupção. É que parece que é mesmo corrupção, só que os tribunais dizem que não é.

A pedido de várias famílias

Tinha o mail entupido de pedidos para glosar as declarações de Rúben Micael, e, como não quero que vos falte nada, tomem lá disto. A primeira imagem foi enviada pelo Formigal. Não tinha indicação nenhuma, pelo que não sei se foi ele que fez ou se sacou de algum lado, mas cá vai:

E o BnRB aceita publicar isto porque tem provas de que PC pôs mesmo dois dedos no cu do rapaz, como se pode ver pelo mais recente single da dupla mais ouvida no You Tube nos últimos dias:

Donaltim, o pato, ainda mexe, mas quem é que compra?

terça-feira, janeiro 26, 2010

Jornada 2 - Clausura

Mesmo a conta gotas, graças aos senhores da Liga e da Carlsberg, cá vai a 2ª Jornada da competição mais transparente da bola tuga. Jogos para o fim de semana:


Todos são candidatos, por isso postem!

Dead Line para accionarem o factor casa é o mesmo de sempre: 4ª feira 23.59h.

Sá Pinto queimou-se


sábado, janeiro 23, 2010

O «i» é de «indecente»


O jornal i, na edição deste sábado, achou que podia usar a piadinha do BnR B, tirar-lhe a assinatura e não fazer a devida vénia. Fica-lhe bem, não fica? ilhos-da-puta...

Happy meal


quinta-feira, janeiro 21, 2010

quarta-feira, janeiro 20, 2010

Mas estes gajos têm leis próprias?!

Os adversários não podem jogar a bola com a cara nem com o peito, eles podem marcar com a mão e defender penalties com o guarda-redes fora da linha de baliza no momento do remate. (Já para não falar em épocas anteriores, em que o guarda-redes podia defender com as mãos fora da área e os golos que sofriam não valiam.)

"Olha, romanos!"





Hoje é um dia futebolisticamente raro: o meu fervor pelo maior desporto do mundo não se acende por causa do mais amado clube do planeta. Não. Hoje a minha paixão é pela maior equipa lá da minha terra.

Haverá agora uma pequena vaga de leitores exaltados que dirão “ah, és um provinciano de merda! És do Mafra só de vez em quando, o resto do tempo és do Benfica!”. E eu vejo-me obrigado a corrigi-los. Primeiro, não se diz “o Mafra”; diz-se O Grande Dépór. Segundo, não sou um mero provinciano: sou mesmo saloio. Terceiro, o meu fervor mafrense prende-se com o casual encontro entre a geografia e o destino; já a minha paixão benfiquista tem raízes muito mais profundas, muito menos complexas, infinitamente mais espirituais, físicas e químicas.

O Grande Dépór vai hoje a Alvalade estrear-se nos oitavos-de-final dessa competição respeitável que é a Taça de Portugal, o concurso mais popular e democrático que o futebol português conhece. Nunca a equipa que me viu nascer havia chegado tão longe na competição; nunca o sorteio dessa competição a atirara para destino tão fundo e tão pouco digno. Enfim, ossos do ofício. Como O Poderoso já não está, infelizmente, em prova, tenho a leveza de assumir com toda a convicção o meu apoio a 100% a essa pequena instituição que eu já vi a jogar nos distritais, há muitos anos atrás; que eu já representei com orgulho; com os calções da qual eu já me sujei de lama e a quem eu já gastei o gás. Desde os 8 anos que assim foi e durou até aos 18.

Hoje é um dia futebolisticamente especial: o povo da minha terra vem de lá como os gauleses de Uderzo iam a Roma. Já me ligaram a confirmar: sim senhora, assam-se uns porcos. Vinho tinto não vai faltar. Por motivos mais ou menos conhecidos, eu farei de bardo... enfim. Até que me atem ao poste... O Panoramix já preparou a sobremesa: ora, vamos a isto.

terça-feira, janeiro 19, 2010

Jornada 1 - Clausura

Pontapé de saída para a fase final (Clausura) da Edição 2009/2010 do Campeonato Nacional de Blogues.

Os resultados da 1ª Jornada foram os seguintes: (Não ponho tabela porque tive um pequeno diferendo aqui com o computador e agora não as vou fazer outra vez.)

Bica a Bica 4 - 2 Sósias da bola
The Eagle 4 - 3 Putos vão à bola
Iliada Benfiquista 3 -1 Briooooosa
Geo_Aljezur 3 - 3 Ultimos à baliza
Ndrangheta 3 - 2 Zé Bitaite
Lambada do Badocha 4 - 2 Tasca do Dinis
Antitripa 3 - 2 Humanifesto
Livro Virtual 2 - 4 Futeblog S.A.D.
Escolhemos como jogo da jornada o que opunha o Campeão da Série C ao actual Campeão em título.
Jogo com alguns detalhes que deixavam antever uma contenda de desfecho incerto. O Livro Virtual recebeu no Bibliostadium, os portadores das quinas virtuais e não deixaram de exibir desde logo o diploma virtual de "Campeão da série C". O Guest e os seus Orixás amestrados, ao que parece, não se surpreenderam muito e assim que se iniciou a partida, enquanto a bibliotecária empenhada, arrumava a secção de "porno raro", já o Futeblog SAD subia à primeira estante que encontrava, pegava na primeira obra que lhe aparecia e carimbava o 1-0. O muito ruído da claque visitante fez com que tanto a bibliotecária, como o N. fizessem o sempre natural "Shhhtttt" de biblioteca, pelo que o Guest, sempre respeitando tudo e todos, provou ter entendido ao carimbar o 2-o e levantar-se, pedindo silêncio, ou não estivessem numa biblioteca.
Combalido, o N. foi consultar a base de dados, e fez uma procura em "reviravolta", mas o Guest estava na secção das Matemáticas a ler algo sobre incógnitas e foi exactamente quando observava o (N+1) que aconteceu o 3-0. Coincidências.
Depois do intervalo o Futeblog SAD relaxou e o N. deu ordens à bibliotecária para bloquear os terminais de procura. Num ápice surgiu a esperança nas hostes dos Livreiros, com 2 golos de rajada, festejados com gestos apenas, se bem que dois elementos tivessem sido postos fora do estádio por simular a tosse, aquela tosse que encapota alegria, facto esse que perturbou os demais leitores existentes no recinto.
E foi já no final, enquanto o Guest concluía que a melhor Obra de 2 volumes existente naquela biblioteca, eram mesmo as mamas da funcionária, que o Luisão, na secção do Xadrez, gritou Xeque-mate. Ainda tentou o N. entrar na luta, mas a instalação sonora informou o fecho do recinto, que veio a acontecer, não sem antes o Guest ter inscrito na lombada do Livro de visitas as palavras "Campeão em exercício".
A primeira tabela do Clausura 2010 ficou com este aspecto:

E agora venham de lá as primeiras choradeiras: O micro é vosso.

P.S.- Não se esqueçam de clicar aí nos anuncios google sempre que cá vêm. Não é por nada, é só para aumentar o prémio final, que pode ser vosso.

domingo, janeiro 17, 2010

Só 5?! Foda-se, meu rico Quique Flores

Jesualdo a queixar-se de arbitragens que o deixaram injustamente em vantagem numérica?


Vem aí a Taça da Blogosfera

Na segunda volta do campeonato, a pensar nos milhares de blogs que não se apuraram para a elitista fase final do CNB, vai ter lugar a I edição da Taça da Blogosfera.


Com moldes diferentes do campeonato, que é uma maratona, uma prova de regularidade, com um pote de ouro à espera de um único vencedor, a Taça da Blogosfera vai ser uma sucessão de pequenos sprints, premiando no final da etapa todos os que provarem ser melhores que o seu adversário. Em todas as eliminatórias, o valor das inscrições estará em cima da mesa, ficando com o bolo o blog que eliminar o seu adversário.




Participam todos os blogs que aceitarem pagar 10 euros pela inscrição. Eu preferia um valor mais alto, para afastar curiosos que só dão trabalho, e atrair os verdadeiros especialistas, mas, pronto, é a estreia da prova, que se lixe. Atenção ao já habitual código de cêntimos (o primeiro a inscrever-se paga 10,01 euros, o décimo nono paga 10,19 euros, etc.), que, para além de facilitar o processo de validação de inscrições, tem influência no primeiro sorteio. Portanto, é este o valor que ganham por cada eliminatória que passarem.



Contabilizados todos os blogs inscritos, vai agrupar-se o primeiro blog a inscrever-se com o último, o segundo com penúltimo, o terceiro com o antepenúltimo, e assim sucessivamente, jogando em casa o blog com código de cêntimos mais baixo. Se ficar algum blog sem par, toma o lugar do blog que pagou 1 cêntimo, ficando este isento da primeira eliminatória. Daqui sairá uma lista de vencedores, e emparelhar-se-á também o primeiro com o último (etc.) para o sorteio seguinte, sempre com o blog de cêntimos mais baixos a jogar primeiro em casa.



Dado que, no momento em que escrevemos isto, não sabemos quantas equipas vão participar, é impossível prever o número de eliminatórias, mas de certeza que haverá o seguinte:

Jornada 30: Final a uma mão, com 90 minutos (+ prolongamento + golo dourado + pontapés da marca de grande penalidade). Sobre a final, ver capítulo próprio, no final deste post.

Jornadas anteriores: eliminatórias a 2 mãos, com os mesmos cirtérios de desempate da Taça de Portugal:
a) Passa o blog que tiver marcado mais golos nas 2 mãos;
b) Caso os blogs tenham marcado o mesmo número de golos nas 2 mãos, os golos marcados fora contam a dobrar;
c) Se, após a aplicação dos critérios previstos nas alíneas anteriores, os blogs se mantiverem empatados, no final do tempo regulamentar no jogo da 2.ª mão há lugar a prolongamento, sem que os golos do blog visitante contem a dobrar;
d) Se, ao fim deste prolongamento, o empate subsistir, apurar-se-á o vencedor através de pontapés da marca de grande penalidade.





O blog que joga em casa tem a vantagem de escolher o seu onze primeiro que o seu adversário, não podendo este seleccionar atletas que já alinhem pela equipa visitada. Se o fizer, jogará em desvantagem numérica, pois os jogadores duplamente convocados contam só a favor (e às vezes contra) do blog que os inscreveu correctamente. Esta vantagem do factor casa tem porém um prazo para ser exercida, findo o qual ganha a primazia o blog que primeiro postar a sua equipa. O prazo será afixado no post que lança a eliminatória.



Tal como no CNB, os blogs são obrigados a apresentar-se em 4×4×2 (4 defesas × 4 médios × 2 avançados), de acordo com as posições atribuídas aos jogadores pelo site www.zerozero.pt. Porém, como esta é uma prova a eliminar, poderá haver necessidade de recorrer a prolongamento e mesmo a desempate por grandes penalidades. Nesse sentido, nas eliminatórias onde essa situação possa acontecer, além do 4×4×2 titular, será preciso apresentar um trio de jogadores (1 defesa + 1 médio + 1 avançado) que serão considerados em caso de prolongamento (escolhidos primeiro pelo visitante), e ainda asteriscar um quinteto de jogadores (do lote de 11 + 3) que serão responsáveis pela marcação de grandes penalidades. Se nem isto chegar para desempatar, vai-se ver o clube do guarda-redes escolhido e atribui-se ao adversário os golos que esse clube tiver sofrido na jornada (portanto, nada de brincadeiras, é favor escolher um GR da Liga Sagres; quem não o fizer perde neste confronto). Em último caso, passa a equipa com código de cêntimos mais baixo.




A final será disputada num único jogo, em campo neutro.
Com não há factor casa, os blogs escolherão os atletas 1 a 1 ao longo da semana, começando aquele que tiver código de cêntimos mais baixo.
A escolhe primeiro o jogador 1; B escolhe a seguir o jogador 1
B escolhe primeiro o jogador 2; A escolhe a seguir o jogador 2
A escolhe primeiro o jogador 3; B escolhe a seguir o jogador 3
B escolhe primeiro o jogador 4; A escolhe a seguir o jogador 4
A escolhe primeiro o jogador 5; B escolhe a seguir o jogador 5
E assim sucessivamente. Serão 11 + 3 jogadores.
Os 11 jogadores titulares tentam resolver a questão em 90 minutos.
Os 3 suplementares entram só no prolongamento.
E 5 destes jogadores devem ter um asterisco, significando que serão chamados a bater os pontapés da marca de grande penalidade, em caso de desempate.
Porém, antes disto, há o chamado golo dourado, em que se vai ver qual é o primeiro dos jogadores asteriscados a marcar sem que o adversário homólogo o tenha conseguido.
Se nem isto chegar para desempatar, dá-se o troféu ao gajo que se tiver inscrito primeiro, sendo no entanto devolvido o dinheiro da inscrição ao finalista vencido.

Se tiverem alguma dúvida, perguntem ao organizador da prova, o Mário Rui Oliveira, a quem desde já agradecemos a disponibilidade. É com ele que devem tratar da inscrição. Dirijam-se à sua página (www.marioruioliveira.com ) para saberem o mail para onde devem pedir o NIB e a indicação de quantos cêntimos tem a vossa inscrição. O primeiro blog inscrito (decidi agora) é o do Fonfas, oferta do BnR B.
A prova começa quando se achar que sim.

PS – Deixem o Cobb ganhar, OK?, a ver se me toca qualquer coisinha.

Alívio rápido em 5 minutos


Não é que a equipa precise de reforços e o plantel não dê todas as garantias de ganhar as provas em que está envolvido, não, é que o Sporting está muito perto...

Poço do tangas

Poço de Tangas

sábado, janeiro 16, 2010

Álvaro Pereira, Fucile e Fernando já fizeram saber que não vêem qualquer jogo do sporting.

Mais um roubo de igreja catedral

Na santa sé, morada do papa, já se sabia que os adversários não podiam jogar com a cara, e ficou-se agora a saber que com o peito também não é possível. Este descaramento aparece depois da promessa ao Zé do Boné, que já começa a convencer-se de que lhe enfiaram mas foi um barrete.

quinta-feira, janeiro 14, 2010

A valer uma B-Shirt. Das boas.


Saltou-me o pezinho quando vi ali o desafio da Taça da Amizade entre o Insurrecto e o Rui10Costa. Eu gosto é de jogar à bola e isto, agora que fui injustissimamente afastado do Campeonato Nacional de Blogues, ameaça transformar-se num tédio gigante, então... lembrei-me “oh Diego, e se tu desafiasses esses palradores de comentários para uma peladinha, hein?”. E concordei logo comigo. É que há malta que aqui vem só fazer levantamentos de alegados erros de arbitragens supostamente a favor do Benfica ou, então, chamar nomes ao Boloposte. Compreende-se, claro, que haja gente designada para ambas as funções – para a primeira, porque estão à rasca; para a segunda, porque é um alvo fácil e que não lhes dá o troco que, de resto, não merecem.

Então, no fundo, é isto: quem é que quer, sabe e pode subir ao relvado e aniquilar-me tacticamente? Niguém? Hum?

Ok, há incentivos. Eu deposito o valor de uma B-Shirt, à partida. Já está escolhida e tudo: a camisola é a do Saviola. Quem ma quiser roubar, tem que me provar que sabe de bola. [Se me ganharem, coisa que duvido, podem escolher a B-Shirt que quiserem, obviamente. Está paga.]

Por falar em bola: eu escolhi campo. Ou seja, a bola é do matreiro que se chegar à frente. E começa com lance completo, para que não se perca tempo: bota o palpite do princípio ao fim da jogada, como se fosse instruído pelo Guardiola – começa em D, segue para B ou G (eu jogo da direita para esquerda) e finaliza em E. Não esquecer: há que apostar em H, para os casos de bola dividida na jogada de arranque. Esta conjugação de jogadas (todas na mesma jornada, para dar dinâmica ao jogo) custa 3 euros, à razão de 1 euro por jogada.
Depois disto:

- se der golo, eu tento empatar na próxima jornada - caso eu falhe a minha tentativa, a B-Shirt é do destemido que calçar as chuteiras; caso eu empate, a bola volta ao centro e saem mais 3 pontapés na bola para o meu adversário.

- se a bola se perder antes do golo, fica em meu poder e eu construo jogo a partir do ponto onde for feita a recuperação.

Aos interessados que possam ter dúvidas, aqui fica o email do costume: boloposte@gmail.com.

Fica aqui em baixo a tabela de jogos e respectiva correspondência alfabética (que, de resto, é igualzinha à da Taça Amizade):

A: Olhanense-Naval
B: V. Guimarães-V. Setúbal
C: FC Porto-P. Ferreira
D: Sporting-Nacional
E: Belenenses-Leixões
F: Rio Ave-U. Leiria
G: Académica-Sp. Braga
H: Marítimo-Benfica

Acrescento ainda um exemplo de jogada que podem fazer, caso avancem a fortuna (3 euros):

Sporting-Nacional: 1
V. Guimarães-V. Setúbal: 1
Belenenses-Leixões: 1
(Marítimo-Benfica: 2)

A bola passa por 3 posições, custa 3 euros. E, usando as palavras do Boloposte, das duas, uma: ou marca golo e põe-se a jeito para levar a camisola, ou perde a bola em alguma das posições do terreno e diz adeus às moedas...

E então? Ninguém quer jogar à bola comigo?

Qual é o jogador que te enche as medidas?


Pode-se fazer o trapinho com o nome do jogador que quiseres, ao mesmo preço exorbitante de sempre, a menos que ganhes algum passatempo parvo.

Taça da Boa Vontade

Nada de ilusões, não se trata de uma prova para a malta que ficou apeada do CNB (essa até chegou a ser criada, mas não há tempo para cuidar dela).

Então, que raio de prova é esta?

Na sequência do passatempo do clássico, houve uma confusão sobre quem teria ganho a B-shirt que o Gonçalo Cabral havia oferecido ao Fonfas. Esclarecida a validade das inscrições, o pai do Fonfas atribuiu a vitória ao RUI10COSTA, pelos 5 palpites, ignorando que os regulamentos diziam que o vencedor seria o autor do palpite com maior número de respostas certas. De acordo com isto, o vencedor do trapo seria o !nsurrecto, que, porém, desde logo, se prontificou a uma finalíssima com o RUI10COSTA, tendo este aceitado o desafio. A bola sobrou para mim, que tive de inventar uma prova para atribuir esta embruxada camisola. Assim, inventei uma merda complicada a que chamei Taça da Boa Vontade (tendo em conta o gesto nobre do Gonçalo Cabral, o do RUI10COSTA e o do !nsurrecto) com as regras que passo já a explicar:


  1. A partida desenrola-se num relvado com 7 posições demarcadas com as primeiras 7 letras do alfabeto.

  2. A cada letra corresponde um jogo de uma jornada da Liga Sagres, fazendo coincidir a ordem cronológica dos jogos com a ordem alfabética das posições. Deste modo, o primeiro jogo da jornada corresponde à posição A; o segundo, à B, e assim sucessivamente. Nos casos dos jogos marcados para a mesma hora, vale a ordem apresentada no site do jornal Record.
  3. O último jogo da jornada será o da letra H, que não tem posição definida no relvado e que servirá para as bolas divididas.
  4. O pontapé de saída dá-se da seguinte forma:
    a) Com base no jogo D, três resultados são possíveis: 1) a vitória da equipa da casa; X) o empate; 2) a vitória dos visitantes.
    b) O primeiro jogador a postar escolhe um desses desfechos (1X2), devendo o outro jogador seleccionar uma das opções restantes. Ambos os jogadores devem, simultaneamente, postar um palpite para o jogo H, usado em caso de empate no confronto D.
    c) Quem acertar no desfecho do jogo ganha o lance, podendo, no post da jornada seguinte, escolher o jogo que decidirá o próximo lance, tendo a primazia também na escolha 1X2. Atenção, que só poderá escolher um jogo que tenha linha directa com a letra do lance ganho. Por exemplo, quem ganhar um lance disputado na posição D não poderá bombear a bola para C nem para E.
    d) No caso de ninguém acertar no desfecho do jogo, faz-se o confronto com os palpites do jogo H. Na eventualidade de nem o jogo H desempatar a contenda, a bola ressalta para a posição D na próxima jornada, sendo a prioridade novamente de quem postar primeiro.
  5. O objectivo é levar a bola à posição da grande área adversária (letras C e E) para tentar o remate e fazer o golo.
    a) Os remates à baliza são feitos com base no jogo H por quem ganhar os lances 1X2 das posições C/E. Se o atacante ganhar o confronto H, é golo, voltando a bola à posição D com prioridade para quem sofreu o golo; se o defensor ganhar o confronto H, é uma grande defesa, podendo na jornada seguinte escolher a posição para onde passa a bola. Se ninguém acertar no desfecho do jogo H, considera-se que a bola foi chutada para as nuvens, houve pontapé de baliza, e a bola foi cair à zona D, onde será disputada nos mesmos moldes do pontapé de saída, com prioridade para quem postar primeiro.
  6. O jogo termina assim que alguém conseguir uma vantagem de 2 golos. Se ninguém conseguir uma vantagem de 2 golos, ganha quem chegar ao fim da última jornada em vantagem no marcador. Se chegarem à última jornada empatados, o troféu não é atribuído e fica o caso resolvido.

Isto é mais fácil do que parece, estando eu ao dispor dos 2 jogadores para tirar qualquer dúvida em tempo real pelo gtalk. De qualquer modo, o relato que farei da partida ajudará a saberem o que têm de fazer. Vamos então dar o pontapé de saída?



Portanto, a bola está na zona D. Para meterem o pé à bola, devem tentar adivinhar o desfecho (1X2) do 4.º jogo da jornada (que corresponde à 4.ª letra do alfabeto, que é a zona onde está a bola). Esse jogo é o Sporting-Nacional. O primeiro a postar pode escolher o resultado que quiser. O segundo não pode imitar o palpite. Devem também, em caso de bola dividida, tentar adivinhar o desfecho do último jogo da jornada, que neste caso é o Marítimo-Benfica. Na próxima jornada continuamos o relato.

Olha a ressaca


quarta-feira, janeiro 13, 2010

Meteram muita água na cerveja


CNB 1ªJornada Fase Final (Clausura)

Ora então dentro do tempo previsto, está dado o tiro de partida para a 1ª Jornada da Fase Clausura do CNB, edição 2009/2010.

O sistema de atribuição de calendário, porque tinha de o ser, foi feito com base num método que cremos ser o mais transparente e justo possivel. Ora, como ninguém transporta pontos da 1ª fase, fizemos uma tabela onde pescamos os pontos que cada blogue qualificado conseguiu, desempatando sempre que foi necessário pelo primeiro critério - o goal difference - e recorremos à tabela classificativa final da 1ª volta da Liga Sagres. Depois foi só corresponder.
A saber:

Sósias da Bola 33 pts - Sporting de Braga
Brioooosa 29 pts - S.L. Benfica
Livro Virtual 28 pts (+15g)- FC Porto
Antitripa 28 (-5g) - Sporting CP
Humanifesto 27 pts (+13g) - CD Nacional
The Eagle 27 pts (+11g) - V. Guimarães
Últimos à baliza 27 pts (+10g) - U. Leiria
Geo_Aljezur 27 pts (-4g) - Rio Ave
Ilíada Benfiquista 26 pts (+12g) - Marítimo
Bica a bica 26 pts (+12g) - Académica
Tasca do Dinis 26 pts (+11g) - Naval
Futeblog SAD 25 pts - Paços de Ferreira
Os putos vão à bola 24 pts (+10g) - V. Setúbal
Lambada do Badocha 24 pts (+8g) - Olhanense
Ndrangheta 24 pts (+6g) - Belenenses
Zé Bitaite 24 pts (+4g) - Leixões

Nota: O blog Ilíada Benfiquista e Bica a bica obtiveram os mesmos pontos e o mesmo goal difference, recorremos ao segundo critério para desempatar (maior número de golos marcados) e o Ilíada coloca-se à frente com 34 golos contra os 31 do Bica.

Cruzado o calendário para a primeira jornada, estão abertas as hostilidades com os seguintes jogos:



E agora, boa sorte a todos e lembrem-se de começar já a trabalhar para o bolo final que pode ser vosso. Não custa nada: de cada vez que cá vêm, basta clicar aí nos anúncios google na barra lateral. Quanto mais clicarem mais podem ganhar.

Toca a postar.

O Factor casa continua a ser fundamental neste jogo e as regras mantêm-se. Esta semana o dead line é apenas na 5ª feira às 23.59, portanto não deixem entrar a 6ª feira.

Gado fedorento

Como são engraçadas as reses que acham que uma escuta telefónica efectuada por uma polícia não pode ser considerada em tribunal, mas um diálogo fictício produzido por um humorista e publicado num jornal já pode.

Interesse de Jesus em Eduardo?

Nem mais um cêntimo para Braga.

terça-feira, janeiro 12, 2010

Prémios dos campeões de Inverno

Agradece-se aos felizes contemplados que mandem um mail para o sítio do costume com o vosso NIB, para que se possa proceder à entrega das faixas.

Contas feitas, o Sósias da Bola recupera os 10 euros da inscrição na totalidade, enquanto Briosa e Livro Virtual arrecadam 8 euros cada um. Significa isto que o bolo para o campeão absoluto do CNB 2009-2010 se cifra em 480 - (10 + 8 + 8) = 454 euros + o-que-clicarem-nos-anúncios.

Acerca do CNB

Como esta semana é muito "rápida", o calendário de jogos para a fase final sairá amanhã (já bem tarde, que é quando o posso fazer, a menos que tenha uma baldazita) ou na quarta ( que pode ser bem possivel) e o lançamento da 1ª Jornada da fase final será feito na quarta, uma vez que só se inicia a Jornada da Liga no Sábado. Logo o factor casa será diferente, mas terão as 24 horas regulamentares para usufruir dele.

Até Jazzzz....

Série A - Resultados finais

Fecho da 1ª fase da edição deste ano do CNB, é hora de contar armas.

Os resultados:

Com as contas fechadas antes do arranque desta ultima jornada, restava aos blogues lutarem pela melhor pontuação possivel, para efeitos do ranking. Restava também saber se daqui poderia sair o melhor 6º classificado das 3 séries e esteve quase.....Banco da Mexicana não passa por 3 golos, já que perfez os mesmos pontos (24) do melhor 6º que vem da Série C (Ndrangheta), mas apresenta o primeiro critério de desempate (goal-difference) pior. +3 contra +6.

A tabela fica guardada com estas cores:


Atirem-se ao micro que os repórteres agradecem.

Série B - Resultados finais

Contas fechadas, terminaram os nervos na série. Resultados:
Surpresa.....o melhor posicionado, no inicio da jornada, para ser "melhor 6º" sucumbiu Anestesiado no terreno do Red Glock......e nem um nem outro conseguiram o que tanto desejavam.
Surpreendente a ascenção meteórica do Bica a bica, que fez uma prova de trás para a frente, deixou os Putos a fazer contas e com os ouvidos colados no rádio, colocou-se à frente do ainda Campeão e já é o Candido Barbosa do CNB (atenção aos cotovelos). Grande prova também para o Humanifesto. Parabéns aos apurados, honra aos "vencidos".
Azar do Insurrecto, que perfaz os mesmos pontos (24) do Melhor 6º, que é o Ndrangheta da Série C, mas com o primeiro critério de desempate pior, que é o Goal-difference, já que o Insurrecto acaba com +2, enquanto o "Melhor 6º" possui +6.
A tabela fecha assim:

Chorem lá baba e ranho que o boloposte depois limpa.