sexta-feira, novembro 25, 2011

A gaiola das malucas

Eles chamam-lhe jaula, mas, tendo em conta a histeria que lhes merece a estrutura de segurança do Estádio da Luz, e dado que até vão ser eles a estreá-la, proponho que fique conhecida como a gaiola das malucas. Se se deixassem de mariquices... Enfim. Vamos lá esclarecer aqui alguns pontos:

Dizem-me que quem está a manobrar e a instrumentalizar a questão da gaiola das malucas é o senhor Paulo Pereira Cristóvão, o antigo PJ, com uma empresa de investigações duvidosas e que há muito tempo devia estar a ser investigado pelo Ministério Público. Este é o homem que, em Barcelona, num congresso com grandes clubes europeus, teve a lata de dizer que a claque do Sporting é a mais antiga do país e que resolve todos os problemas indo beber uma cerveja com eles duas horas antes dos jogos. Quando a bola começar a bater na barra (ou quando o Sporting começar a jogar contra 11), sempre quero ver onde é que ele vai estar a resolver os problemas das claques. É preciso dizer-lhe que o Estádio da Luz não é o da Joana, se é que me entendem.

Algum iluminado deve ter dito a Godinho Lopes – que é um presidente tipo rainha de Inglaterra, pois quem manda no futebol é o Luís Duque, contrariando as indicações de Isabel II – que incendiando o ambiente era mais fácil ganhar no campo. Vão queimar-se sozinhos.


Estes tipos (i) são presididos pelo homem que é um dos principais responsáveis pela construção do Fosso XXI (provavelmente o estádio mais perigoso do país em função dessa inovação da arquitectura militar medieval), (ii) nunca viram a estrutura que visa evitar que malta que vai ver a bola volte para casa com um cachecolinho de gesso, como acontece em Alvalade, estrutura essa que a PSP, na vistoria que fez nesta semana, testemunhou que aumenta realmente a segurança, (ii) vão ser acomodados numa verylight free zone, acidente que não cessam de insinuar que foi propositado (iii), e fazem este escarcéu todo?! É tão ridículo, que só pode ter segundas intenções.

E o que dizer da elegância de um clube de elite – diferente de todos os outros em função da sua nobre postura – que não tem a coragem de informar o Benfica de que a sua direcção não vai ao almoço de cortesia para que foi convidada, nem para a tribuna presidencial, preferindo usar a comunicação social para dar isso a conhecer? Acho que alguém devia colar no acrílico um cartaz a dizer «Não alimente os animais», que palpita-me que são meninos para comer umas quatro batatinhas em campo. (Bolas, já não vou a tempo de produzir uma B-shirt, para o Rodrigo usar debaixo do manto sagrado, dizendo «Toma lá, que já almoçaste», pois não?)

E quanto vale a aposta de que, ainda neste século, vão fazer o mesmo em Alvalade? Sempre foi assim, o SLB faz, o Sporting copia. A Fundação, a Corrida do Benfica, os beneficios para sócios, etc. Não facilito no prazo, porque há séculos que andam a dizer que vão fazer um pavilhão, que vão acabar com o fosso, que vão ter um canal de TV, que vão ser campeões, e a gente demora a ver.

Já agora, o que é mais perigoso? Uma caixa de segurança de última geração que evita desacatos, ou uma justiça tão lenta e tão lerda, que não conseguiu apurar a responsabilidade de uma certa pessoa no desfalque da Expo 98 e que mete barcos?

Vá, se é para se porem com mariquices, minhas malucas, quando chegarem, telefonem para casa a tranquilizar a mamã dizendo-lhe que não dá para cair dali quando o Capel atirar a camisola. Podem ligar todos ao mesmo tempo, que estão na zona do estádio com a maior cobertura de rede.

15 comentários:

Jack Moustache disse...

Muito muito bem boloposte, acho que disses-te tudo!!

É caso pra dizer "os lagartos ladram e a caravana passa.."

O Futre veio dizer que só acha mal a "jaula" ser inaugurada no jogo com o Zbording e não noutro, talvez ele até esteja a querer serenar os
ânimos e promover amizades (lol) mas também tem de ver que convém que um dispositivo de segurança desta natureza seja inaugurado num jogo em que essa dita segurança está mais ameaçada.

Só espero que seja um bom jogo, que a PSP traga sem grandes problemas a claque verde dentro do habitual "quadrado" de segurança e que os deposite dentro da sua caixa de segurança (para que ninguem caia do 3º anel pró fosso!) e que no fim ganha o "Melhor".

VeRMeLHoVZKy disse...

O que eu achei engraçado foram as declarações do Salema Garção. Esse pilar do DESPORTIVISMO PORTUGUÊS!!!

Lembram-se do que aconteceu no jogo contra o Atlético de Madrid? Das batalhas fora do estádio? Da chuva de PEDRAS???

E quem incendiou tudo??? Esse mesmo SALEMA GARÇÃO

http://www.sic.aeiou.pt/Proj_LigaEuropa/Scripts/videoPlayer.aspx?videoId={A47AAA62-C9F0-48E5-8B5A-BEB64DDE90B2}

Rearviewmirror disse...

Ao mais alto nivel

Tó Mané Homem disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JDF disse...

Gayola!

POC disse...

É isso JDF, é a Gayola das malucas!!!
Ahahaha! Em grande!

Boloposte, já estava com saudades pah. Salvo seja.
Enormíssimo texto. Vai lá tu fazer os anúncios dos Gato Fedorento, já não se pode com aquela merda...

Dia #4 do Diário na Ásia: http://simaoescuta.blogspot.com

Viriato de Viseu disse...

Se calhar os submissos queriam que a GAIOLA fosse inaugurada com os 50 adeptos do OTELUL.

LDP disse...

...ou os 14 do Olhanense.

Parece que a coisa até era para ser inaugurada hà uns dias com a selecçao mas as autoridades nao viram necessidade e os trabalhos de conclusao do projecto abrandaram. Obviamente que é còmodo para o sportinguismo nao tocar neste ponto da questao...

Manuel disse...

"La Cage aux Folles" LoL!!

Fode_Lampiões disse...

Tanto medo, meu Deus!
O bosta está todo cagado, fazendo juz ao nick!

Bosta, é so um jogo... não precisas de estar assim!

Era bom que o Grande Sporting acabasse a jogar contra 11, já que este ano tem sido sempre contra 13/14.

O team (ou em "brasileiro" time) do glorigozo é um fartote! São os maiores, a jogar em casa contra uma equipa de segundo plano não deve ter dificuldades em golear!

Xanax, bosta! Este stress todo ainda te dá cabo do coração...

cacilhas disse...

claramente incomodados e nervosos, mesmo os mais fundamentalistas de Carnide.

Diogo Martins disse...

Eu sou sportinguista e venho aqui dizer que concordo com o que queres dizer, no geral. E saliento no geral. Concordo que é uma parvoíce o Sporting pôr em causa uma estrutura que só serve para aumentar a segurança. Acho que é uma coisa que nem deve ser posta em causa. Com tantos problemas que há, mais vale prevenir do que remediar. E digo mais, sobre os bilhetes cedidos pelo Benfica serem menos do que o Sporting queria, também acho ridículo qualquer tipo de queixa por parte do Sporting. O Benfica joga em casa, deve sentir-se na condição de Visitado. Como disseste bem, o Estádio da Luz não é o da Joana. Até porque em Alvalade não vou querer 10000 benfiquistas. E é um facto que o fosso não foi bem jogado e é como dizes bem "medieval".

Agora a parte que discordo/não percebo. Não percebi o que quiseste dizer com: "teve a lata de dizer que a claque do Sporting é a mais antiga do país ". A Juventude Leonina é a claque activa mais antiga do país, fundada em 1976, ou estarei errado? Se calhar não percebi bem o que quiseste dizer com isso, daí o meu pedido de esclarecimento.
Gostei do: "visa evitar que malta que vai ver a bola volte para casa com um cachecolinho de gesso" e confesso que esbocei um sorriso, mas depois estragas tudo com o que dizes depois. Vais dizer-me que nada acontece na Luz é isso? Se bem que como estás a defender a "jaula", acredito que não aches que um sportinguista na Luz está seguro.
A questão da imitação do Benfica é só estúpida. E revela falta de pensamento no assunto. Pensa noutros negócios do nosso país e diz-me se as empresas concorrentes não imitam ideias umas das outras (Vodafone, TMN e Optimus; Zon e Meo, são dois exemplos que ilustram isso). É natural. O Benfica teve boas ideias, o Sporting aproveita-as. Não percebo qual é o problema. Vocês não construíram uma Academia/Centro de Estágios na margem sul que vos permitiu rivalizar, e bem, com muito bons resultados nos últimos anos, com as nossas tão aclamadas escolas? Creio ser mais importante para o crescimento do clube do que uma corridinha e um desconto de 50 cêntimos no Super McMenu para os sócios.

Ambos os clubes são grandes instituições e como tal devem-se portar dessa maneira. Continuo a achar que a direcção do Sporting não esteve bem, mas não sejas tu também incendiário. Afinal são vocês que dizem sempre que não ligam aos outros e só vos interessa o Benfica. Já agora, não sei se viste outro dos representantes do Sporting comentar isso. O nosso treinador disse: "Se acharam, por bem, que essa é a melhor forma, quem sou eu para as contrariar." Como vês, de Alvalade não vem só conflituosidade.

Espero que sábado seja um bom jogo, que o Derby continue com a emoção dos últimos anos e que ganhe o melhor. E que o melhor seja o Sporting!

LDP disse...

Diogo Martins, nao se trata de imitar as ideias ou nao. Mas do comportamento antes de respectivamente copiar essas mesmas ideias..

Os exemplos sao muito pràticos:

-o fundo de jogadores foi considerado "uma aberraçao e concorrencia desleal" por todos os sportinguistas, direcçao e nao sò(e nao venhas agora dizer que o JEB coiso e tal e por isso foi escorraçado, porque todo e qualquer sportinguista mostrou uma indignaçao bacoca para com o fundo de jogadores do Benfica). Mas meses mais tarde o sporting rendeu-se às evidencias do futebol moderno e também criou um...até jogadores com idade juvenil là inscreveram. Ora, isto é um paradoxo triste.

-Desde hà 4 ou 5 anos que pensam ser muito engraçadinhos com a bazòfia sobre os "inumeros sul-americanos que o Benfica contrata e ainda por cima em pré-reforma". Mas voces foram buscar o Valdes a completar 30 anos e hoje sao 12 sul-americanos no vosso plantel. Mais uns 7 ou 8 emprestados...20 no total. Segundo paradoxo triste.

Hà mais exemplos, mas acho que jà percebeste o teor da coisa. Portanto a falta de pensamento no assunto é sò tua! Nao é a imitaçao que està em causa, mas sim os comportamentos descabidos baseados no criticar sò por criticar mas depois là acabam por engolir em seco.

Queres apostar que no inicio da pròxima época o sporting se nao terà uma estgrutura parecida com a caixa de segurança criada agora pelo Benfica, terà algo parecido?

primo do veiga disse...

Eu cá sempre ouvi dizer, quem desdenha...

Mas não é essa mesmo a génese? Quando o puto foi ter com o avô e lhe pediu que ele lhe construísse/desse também um clube?

Aliás, mesmo a história dos Centros de Estágios é, utilizando a mesma terminologia, estúpida. O Benfica já tinha previsto a construção do Centro no Seixal há muitos anos, muitos anos antes de ele ser efectivamente inaugurado. Dúvidas? Foi o Vale e Azevedo quem colocou a primeira pedra. Ora Vale e Azevedo, 1997-2000... o que equivale a dizer que a ideia surgiu bem antes disso.

Não sei quem decidiu primeiro mas, lá está, meter esta questão no mesmo saco das outras é, utilizando novamente a mesma terminologia, estúpido. Até porque, mesmo que tivesse sido o Sporting a decidir e a dizer que ia construir um Centro de Estágios, nunca ouvi ninguém da parte do Benfica a dizer que era uma "vergonha, que não se admitia" e etc e couves...

Diogo Martins disse...

LDP e primo do veiga, mas essa é outra questão, que engloba muito boa gente deste país. Vocês têm que aprender a separar as pessoas que sabem discutir das que não sabem. Felizmente estou de consciência tranquila de nunca ter criticado tais coisas.
Para mim nunca foi problema ou razão para criticas a presença de estrangeiros no Benfica. Se o Sporting tem muitos portugueses, fico contente, mas não me sinto superior a ninguém. É um sinal dos tempos. O futebol evoluiu e temos que nos adaptar. O Sporting nos últimos 2 títulos ganhos, as principais estrelas eram estrangeiras: André Cruz, Acosta, Jardel, Di Franceschi, Schemichel, Niculae, Duscher, Phil Babb... Claro que havia portugueses influentes: Delfim, os "nossos" João Pinto e Paulo Bento, Hugo Viana, Quaresma, Rui Bento, Rui Jorge... Na altura até havia mais, mas foi o investimento em estrangeiros que permitiu ter equipas competitivas. Eu não concordo, nem nunca concordei, com essa crítica dos estrangeiros. E digo isto com a consciência tranquila.
Sobre a questão do fundo, é uma questão financeira que confesso ser muito ignorante. Mas tecendo o meu comentário de leigo, acho que o Benfica teve os seus gestores, profissionais que sabem do assunto, que acharam melhor fazê-lo. Por essa razão, também foi algo que nunca pus em causa. Segundo sei, o Benfica beneficiou e muito com isso. Se bem me lembro uma percentagem do passe do Kardec e do Eder Luis foi vendida a um preço que hoje se calhar se considera exagerado.
A questão do centro de estágios já remonta dos tempos do Roquette. A construção de um novo estádio, mudança de símbolo, construção de centro de estágios é tudo englobado no projecto Roquette (que por acaso acabou por se tornar algo ruinoso financeiramente para o Sporting). Foi só um mero exemplo que dei. Nem sequer ponho em causa a construção de um centro de estágios por parte do Benfica, porque nem sequer faz sentido.
Mais uma vez repito, há que saber discutir. E há pessoas que não o sabem fazer. Já agora dou aqui o braço a torcer: essa questão das críticas ao Benfica tem uma justificação simples. Vocês são o clube com maior dimensão, tornando-vos assim o alvo principal, o clube mais mediático, etc. Acreditem que há muitos Sportinguistas que sabem discutir como deve ser e não criticar por ser o Benfica.