terça-feira, agosto 07, 2012

Aí está o CNB 2012/2013!



A pedido de muitas famílias, sai mais uma edição deste pincel. Como só em equipa que ganha não se mexe, vamos fazer algumas alterações.

No essencial, isto continua a mesma merda de sempre: Escolher 11 gajos que nos pareça que molhem a sopa nessa jornada, obedecer ao 4×4×2, respeitar o factor casa, tudo facilitado pelo sistema automático, cotejar o n.º de golos marcados com o do adversário, somar 3 pontos em caso de vitória, 1 ponto em caso de empate, 0 em caso de derrota, blá-blá-blá.

As diferenças são as seguintes:

  • Haverá apenas uma série (16 concorrentes) com inscrições pagas e prémios.
    Existe a possibilidade de se fazer mais séries para quem quiser jogar por jogar, jogar para aprender, manter a forma enquanto espera uma oportunidade para disputar a primeira liga, sem dinheiro envolvido.

  • As vagas serão leiloadas ao longo dos próximos dias neste blog, como se fez no Europeu. Cada um oferecerá o que achar por bem pela vaga em disputa, ficando com ela quem oferecer o valor mais alto antes de o dia mudar. (Regras mais detalhadas no post do leilão).

  • O valor de cada inscrição será determinante para o prémio de jogo. Reparem que eu disse «prémio de jogo», e não «prémio final». Vamos lá ver se consigo explicar isto:
    Imaginemos que eu tinha arrematado uma vaga por 9 euros. Esses 9 euros serão divididos pelo n.º de jogos (30). O quociente será o prémio de jogo para quem me derrotar. Da mesma forma, eu fico com o valor-da-inscrição-de-um-gajo divido por 30 jogos se conseguir ganhar o meu jogo contra ele. Ou seja, cada jogo é uma aposta entre os bloggers adversários; cada blogger aposta uma percentagem da sua inscrição (definida pela fórmula valor-da-inscrição-de-um-gajo divido por 30 jogos); quem ganhar fica com a percentagem da inscrição do derrotado. Em caso de empate, o valor apostado reverte para o prémio final. (Tenho noção de que não escolhi a forma mais fácil para explicar isto, mas a esta hora não me está a sair melhor, queiram desculpar.)

  • Ao final da primeira volta, acontece o seguinte: os 8 primeiros qualificam-se para a 2.ª volta e estão na luta pelo título e pelo prémio final; os 8 últimos são eliminados, sendo as suas vagas leiloadas novamente com vista à engorda do prémio final, muito debilitado em função dos prémios de jogo. Os factores de desempate são os seguidos pela Liga Zon Sagres. Os eliminados podem tentar voltar à competição entrando no leilão das vagas em disputa, é lá com eles.
Acho que não me estou a esquecer de nada, mas, se estiver, azar. Posto isto, vou preparar o post com o leilão da 1.ª vaga.


PS – É claro que me esqueci de uma merda: o campeão de Inverno e o 2.º classificado por essa altura têm direito a começar a 2.ª volta com os pontos conquistados na 1.ª volta. Todos os outros (incluindo os das novas 8 vagas leiloadas) começarão a fase decisiva com o n.º de pontos do 3.º classificado.

6 comentários:

VHugo disse...

É só não percebi isso da percentagem...Mete aí um exemplo prático que é mais fácil...Não vais leiloar um clube por dia pois não? é que faltam menos de 16 dias para começar o campeonato!Aliás faltam 11 dias...Revê isso melhor...

boloposte disse...

Não se vai leiloar um calendário por dia. E alguns leilões terão menos que 24 horas. É ir ficando atento, porque nunca se sabe quando é um bom dia para visitar o BnR B.

VHugo, estava um exemplo no texto, não consigo explicar melhor, mas vamos tentar:

1) Vais jogar contra mim
2) Arremataste a tua vaga por 12 euros
3) Seguindo a fórmula de que o post fala, temos 12 euros a dividir por 30 jogos = 40 cêntimos
4) É esse valor que eu ganho se te derrotar no nosso jogo
5) Eu, com uma sorte do caraças, comprei a minha vaga por apenas 5 euros
6) A fórmula diz que, se me ganhares, ficas com 16 cêntimos
7) Se empatarmos, nenhum de nós recupera parte do dinheiro da inscrição, que reverte todo para o prémio final

VHugo disse...

Percebido Bola, vou então apontando por quanto vencem os leiloes os concorrentes LO:) Chutem esse próximo leilão, já tenho apontado os calendários que quero...

ruddion disse...

Desculpa lá bola, mas essas contas vão complicar. Como entram nas contas os novos da 2ª volta?
Por que não juntar o valor total dos leilões e atribuir uma % ao vencedor da 1ª volta e eventualmente, no final, acrescentando os valores dos novos leilões ao 1º e ao 2º no final?
Neste sistema, ganha-se ao ponto e no final, não dá nada.

N. disse...

ruddion: o prémio final não vai ser fraco. Metade do valor do leilão das equipas que forem eliminadas na primeira volta vai reverter para o bolo final e metade do valor do leilão das equipas que entrarem na segunda volta também.

Exemplo: eu pago 15 euros para ter a minha equipa (0,50€ por jornada). Ao fim da primeira volta (15 jogos) sou eliminado. O valor correspondente aos jogos da segunda volta vai para o bolo final, ou seja, 7,50€. Multiplica por 8 equipas eliminadas e tens um valor potencial de 60€.
Da mesma forma, uma equipa que entrem na segunda volta paga 12€ no leilão. O valor é dividido por 30 jornadas na mesma (0,40€ por jornada) e como 15 jornadas já foram disputadas são mais 6€ (15 x 0,40€) para o prémio final. 6€ vezes 8 novas equipas dá um valor potencial de 48€, a juntar aos tais hipotéticos 60€ mais o valor por cada empate nas 30 jornadas.

Desculpa a longa explicação, mas também precisei de exemplos para assimilar o conceito.

E todas estas contas serão geridas por um contabilista porreiro, paciente e eficaz.

Vitto Vendetta disse...

tldr

FUCK, I'm soooo in!